Abril pela Segurança do Paciente: HGF promove treinamentos com foco nas boas práticas em saúde

5 de abril de 2024 - 16:39 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Suzana Mont’Alverne
Arte gráfica: João Paulo (Jota)

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente e Qualidade Hospitalar (NSPQH) e da Gerência de Risco, promove, entre os dias 9 e 26 deste mês, uma série de treinamentos para fortalecer as estratégias de prevenção de eventos adversos e capacitação profissional junto aos serviços da unidade da rede de assistência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A iniciativa contempla o Abril pela Segurança do Paciente, campanha nacional que visa conscientizar profissionais e pacientes sobre as boas práticas em saúde.

A formulação do programa de capacitações, explica Araguacy Rebouças, coordenadora do NSPQH do HGF, foi elaborada com base em uma análise do cenário do HGF e com foco nas notificações dos eventos adversos da unidade. “A ideia central dos treinamentos é conscientizar os profissionais sobre o valor da ferramenta de dados, que é responsável por promover o  cuidado mais seguro e minimizar os danos à saúde”, ressalta a enfermeira.

Os treinamentos serão conduzidos junto aos serviços de forma individual, visando garantir maior adesão. “A ideia é alcançar um número maior de profissionais, considerando que o serviço prestado pelo HGF é muito intenso e dinâmico. Ou seja, ao invés de apenas reunirmos todos em um local, buscamos alcançar também aqueles que não podem se fazer presente naquele momento”, pontua a coordenadora.

Estabelecer uma cultura sólida sobre a notificação de eventos adversos é um grande desafio. “As equipes precisam reconhecer a importância da notificação no seu dia a dia, em sua rotina. A ferramenta de dados também se configura como assistência e cuidado, e pode fazer a diferença na vida dos pacientes”, complementa Araguacy.

Neste contexto, há dois anos, o HGF realiza projetos com foco na capacitação de forma lúdica e interativa. “É também uma maneira de incentivar a ideia do cuidado humano, seguro e eficaz”, conclui.