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Núcleo de Segurança do Paciente e Qualidade Hospitalar
O Núcleo de Segurança do Paciente e Qualidade Hospitalar (NSPQH) do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) foi criadO pela Portaria GDG/HGF nº 04/2015, com base na Portaria GM/MS Nº 529/2013 e na RDC da ANVISA/MS Nº 36/2013, que estabelece a obrigatoriedade de implantação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) nos serviços de saúde.
O serviço tem como missão disseminar a cultura de segurança por meio da conscientização do comprometimento de todo o corpo profissional. O objetivo é estimular o fortalecimento de boas práticas na assistência com o intuito de garantir a segurança dos profissionais e pacientes. Cabe ao NSPQH também a elaboração, a implementação, o acompanhamento e a atualização permanente do Plano de Segurança do Paciente do Paciente (PSP) do hospital, em parceria com todas as áreas afins.
Objetivos:
– Disseminar a cultura de segurança no ambiente organizacional por meio do incentivo à notificação e a adoção de uma cultura não punitiva;
– Proporcionar ao paciente uma boa experiência por meio de uma assistência de qualidade;
– Reduzir a um mínimo aceitável o risco de dano desnecessário ao paciente;
– Construir, validar, tabular e analisar os indicadores da gestão de qualidade e de segurança do paciente;
– Elaborar, validar e controlar documentos institucionais;
– Elaborar o Planejamento Estratégico institucional junto à Direção Geral e à Secretaria da Saúde do Ceará;
– Participar de projetos de melhorias na assistência.
Princípios e diretrizes:
1. Disseminação sistemática da cultura de segurança por meio da difusão de boas práticas na assistência
2. Apoio e estímulo à equipe de profissionais da unidade a adotar as medidas de melhoria à segurança na assistência;
3. Promoção de intervenções e ações seguras para prevenção de dano ao paciente;
3. Elaboração, implantação, acompanhamento, atualização e permanente divulgação do Plano de Segurança do Paciente (PSP) do hospital com o intuito de efetivar o cumprimento das metas internacionais de segurança do paciente;
4. Acompanhamento das ações de desdobramento das estratégias do PSP do hospital;
5. Implantação e monitoramento de indicadores hospitalares de segurança do paciente para o gerenciamento do risco e melhoria da qualidade da assistência;
6. Articulação e integração dos processos de gestão de riscos para promoção de ações de qualidade;
7. Implementação de ferramentas de notificação para contribuir com a investigação e a análise dos eventos adversos;
8. Promoção da parceria interna entre comissões e núcleos como estratégia de melhorar a comunicação e a troca de conhecimentos;
9. Formação de subgrupos de trabalho para identificação e avaliação de não conformidades envolvendo os processos de trabalho no hospital e no uso de tecnologias;
10. Desenvolvimento e acompanhamento de programas de capacitação em segurança do paciente e qualidade meio de metodologias da gestão da qualidade para atender às necessidades do hospital.
11. Desenvolvimento e gerenciamento do sistema de gestão da qualidade com o intuito de promover uma assistência segura e com boas práticas gerenciais.
Equipe técnica
Coordenação
– Araguacy Rebouças Simplício, enfermeira
Enfermeiras
– Amanda Castro e Silva
– Sarah Patricio Ribeiro de Almeida
– Larissa Vasconcelos Lopes
Contato
(85) 3457-9282 | uqsp@hgf.ce.gov.br