Núcleo de Segurança do Paciente e Qualidade Hospitalar

 

Núcleo de Segurança do Paciente e Qualidade Hospitalar (NSPQH) do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) foi criadO pela Portaria GDG/HGF nº 04/2015, com base na Portaria GM/MS Nº 529/2013 e na RDC da ANVISA/MS Nº 36/2013, que estabelece a obrigatoriedade de implantação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) nos serviços de saúde.

 

O serviço tem como missão disseminar a cultura de segurança por meio da conscientização do comprometimento de todo o corpo profissional. O objetivo é estimular o fortalecimento de boas práticas na assistência com o intuito de garantir a segurança dos profissionais e pacientes. Cabe ao NSPQH também a elaboração, a implementação, o acompanhamento e a atualização permanente do Plano de Segurança do Paciente do Paciente (PSP) do hospital, em parceria com todas as áreas afins.

 

Objetivos:

– Disseminar a cultura de segurança no ambiente organizacional por meio do incentivo à notificação e a adoção de uma cultura não punitiva;
– Proporcionar ao paciente uma boa experiência por meio de uma assistência de qualidade;
– Reduzir a um mínimo aceitável o risco de dano desnecessário ao paciente;
– Construir, validar, tabular e analisar os indicadores da gestão de qualidade e de segurança do paciente;
– Elaborar, validar e controlar documentos institucionais;
– Elaborar o Planejamento Estratégico institucional junto à Direção Geral e à Secretaria da Saúde do Ceará;
– Participar de projetos de melhorias na assistência.

 

Princípios e diretrizes:

1. Disseminação sistemática da cultura de segurança por meio da difusão de boas práticas na assistência

2. Apoio e estímulo à equipe de profissionais da unidade a adotar as medidas de melhoria à segurança na assistência;

3. Promoção de intervenções e ações seguras para prevenção de dano ao paciente;

3. Elaboração, implantação, acompanhamento, atualização e permanente divulgação do Plano de Segurança do Paciente (PSP) do hospital com o intuito de efetivar o cumprimento das metas internacionais de segurança do paciente;

4. Acompanhamento das ações de desdobramento das estratégias do PSP do hospital;

5. Implantação e monitoramento de indicadores hospitalares de segurança do paciente para o gerenciamento do risco e melhoria da qualidade da assistência;

6. Articulação e integração dos processos de gestão de riscos para promoção de ações de qualidade;

7. Implementação de ferramentas de notificação para contribuir com a investigação e a análise dos eventos adversos;

8. Promoção da parceria interna entre comissões e núcleos como estratégia de melhorar a comunicação e a troca de conhecimentos;

9. Formação de subgrupos de trabalho para identificação e avaliação de não conformidades envolvendo os processos de trabalho no hospital e no uso de tecnologias;

10. Desenvolvimento e acompanhamento de programas de capacitação em segurança do paciente e qualidade meio de metodologias da gestão da qualidade para atender às necessidades do hospital.

11. Desenvolvimento e gerenciamento do sistema de gestão da qualidade com o intuito de promover uma assistência segura e com boas práticas gerenciais.

 

Equipe técnica

Coordenação
– Araguacy Rebouças Simplício, enfermeira

Enfermeiras
– Amanda Castro e Silva
– Sarah Patricio Ribeiro de Almeida
– Larissa Vasconcelos Lopes

 

 

Contato

(85) 3457-9282 | uqsp@hgf.ce.gov.br