Hospital Geral de Fortaleza

Fachada - HGF

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) é o maior hospital da rede pública do estado do Ceará e um centro de referência para o Norte e Nordeste em assistência de alta complexidade. Ao todo, são 33 especialidades médicas e 64 subespecialidades. Entre os serviços que se destacam, estão Neurologia, Neurocirurgia, Oncologia, Cirurgia Vascular, Oftalmologia, Reumatologia, Nefrologia, Ortopedia e Obstetrícia de alto risco.

 

Com 54 anos de atividade completos em 2023 e mais de 92 mil m² de área, a instituição oferece à população mais de 500 leitos entre enfermarias de internação, emergência, obstetrícia e unidades de terapia intensiva (UTI) adulto e neonatal. Mensalmente, são mais de 20 mil atendimentos ambulatoriais, 800 cirurgias (eletivas e emergenciais) e 220 mil exames laboratoriais. Tudo isso realizado por um corpo funcional que ultrapassa os 5 mil colaboradores.

 

O HGF conta com emergência de portas abertas 24h e é referência nacional no atendimento a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC). Logo na chegada à unidade, o paciente passa por triagem com equipe multidisciplinar especializada para maior assertividade no encaminhamento interno. Além da unidade de AVC isquêmico, que completa 13 anos de atividade em 2022, o hospital é o único do Brasil a ter uma enfermaria exclusiva para tratamento de AVC hemorrágico.

 

Na instituição, encontra-se também o único Banco de Olhos público do Estado. O serviço atua na captação, preservação e distribuição de córneas para centros transplantadores do Ceará e até de estados vizinhos. Além de realizar transplantes de córneas, o HGF também é referência em transplantes de fígado, pâncreas e rins.

 

O hospital se evidencia ainda pelo maior parque tecnológico em equipamentos de saúde do Ceará. Destacam-se os maquinários cirúrgicos com videolaparoscopia, que proporcionam procedimentos menos invasivos; microscópios para cirurgias e exames oftalmológicos em 3D, que garantem maior assertividade clínica e cirúrgica; e equipamentos de diagnóstico de imagem, que funcionam 24h para atender a demanda.

 

Visão geral*

• Total de leitos ativos: 587
• Total de leitos de UTI: 46
• Cirurgias eletivas e de urgência: 750/mês
• Número de exames Laboratoriais: 220.000/mês
• Número de exames de imagem: 10.000/mês
• Consultas ambulatoriais: 1.500/dia

 

Acesso

O Hospital Geral de Fortaleza é uma instituição de nível terciário pertencente à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A emergência é aberta 24h para atendimentos de alta complexidade. Já o acesso ambulatorial acontece por meio de encaminhamento de postos de saúde e secretarias de saúde de municípios, via Central de Regulação da Sesa.

 

Ensino e Pesquisa

Certificado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde, o HGF possui o maior número de programas de residência médica e multiprofissional credenciados do Ceará. São 38 programas de residência médica e 8 multiprofissionais. A instituição oferece ainda internato e estágios curriculares para diversos cursos de graduação.

 

____________________________________________________

 

Missão: Realizar atenção especializada em procedimentos de alta complexidade à saúde da população por meio do atendimento integral de qualidade e humanizado, promovendo ensino e pesquisa.

 

Visão 2023: Tornar-se um centro de excelência em atenção especializada e em formação na área da saúde do Brasil 

 

Valores: 1) Resultado centrado no cidadão; 2) Humanização do atendimento; 3) Valorização das pessoas; 4) Transparência; 5) Conhecimento e inovação.

 

*Dados de março de 2023.