HGF promove atividades educativas e preventivas contra o mosquito Aedes aegypti

12 de abril de 2024 - 13:57 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Suzana Mont’Alverne
Arte gráfica: João Paulo (Jota)

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promove uma série de atividades educativas e preventivas contra o Aedes aegypti, programadas para acontecer entre os dias 18 de abril e 27 de maio. A ação visa conscientizar profissionais e pacientes da unidade hospitalar sobre a importância de combater o vetor das arboviroses.

A iniciativa foi proposta pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do HGF, serviço responsável pelo monitoramento e acompanhamento das doenças de notificação compulsória. “As arboviroses dengue, zika e chikungunya fazem parte da listagem nacional das patologias que acompanhamos e, com a alta proliferação dos casos, decidimos promover atividades voltadas para a disseminação da informação”, explica a enfermeira e assessora do NHE, Tássila Holanda.

Com o objetivo de reforçar a luta contra o mosquito, devem ser formadas Brigadas de Combate à Dengue. “Nos dias 22 e 23 de maio, teremos palestra para os profissionais que atuam na limpeza, vigilância, transporte de pacientes, copa e cozinha. Será um momento teórico e prático no combate aos focos do mosquito”, diz a assessora do NHE.

A programação incluirá informações sobre a situação epidemiológica dos arbovírus no HGF e exposições educativas sobre o ciclo evolutivo do mosquito. As atividades acontecem em parceria com o Núcleo de Educação e Saúde e Mobilização Social da regional II, órgão da Prefeitura Municipal de Fortaleza, que fará inspeção no HGF no próximo dia 10 de maio.