Institucional

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos. Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado. Se popularizou na década de 60, quando a Letraset lançou decalques contendo passagens de Lorem Ipsum, e mais recentemente quando passou a ser integrado a softwares de editoração eletrônica como Aldus PageMaker.

 

Porque nós o usamos?

É um fato conhecido de todos que um leitor se distrairá com o conteúdo de texto legível de uma página quando estiver examinando sua diagramação. A vantagem de usar Lorem Ipsum é que ele tem uma distribuição normal de letras, ao contrário de “Conteúdo aqui, conteúdo aqui”, fazendo com que ele tenha uma aparência similar a de um texto legível. Muitos softwares de publicação e editores de páginas na internet agora usam Lorem Ipsum como texto-modelo padrão, e uma rápida busca por ‘lorem ipsum’ mostra vários websites ainda em sua fase de construção. Várias versões novas surgiram ao longo dos anos, eventualmente por acidente, e às vezes de propósito (injetando humor, e coisas do gênero).

Organograma

 

DIREÇÃO GERAL

Manoel Pedro Guedes Guimarães

Médico formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1998, fez residência em Clínica Médica no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). É especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e possui MBA em Gestão de Negócios de Saúde pela Universidade de Fortaleza.

Manoel Pedro foi preceptor de Clínica Médica no HGCC, na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, e professor no Centro Universitário Christus. Ocupou a direção técnica do HGCC e, mais recentemente, o cargo de Coordenador de Apoio à Gestão da Rede Assistencial da Sesa. Atualmente, exerce os cargos de médico intensivista do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da UFC, e de diretor-geral do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

DIREÇÃO MÉDICA

Mariana Ribeiro Moreira

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mariana é preceptora do serviço de Clínica Médica do Hospital Geral Dr César Cals (HGCC) e plantonista da UTI do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). A médica já atuou também como gestora clínica da empresa de assistência médica privada Amil e como diretora técnica da empresa Autoimune, unidade de infusão especializada em terapia biológica.

No HGF, trabalhou por cinco anos nos serviços de Emergência, UTI e TRR (Time de Resposta Rápida), retornando agora para fazer parte da equipe de gestão do hospital.

DIREÇÃO TÉCNICA

Khalil Feitosa de Oliveira

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e especialista em Medicina de Emergência pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE).

No HGF, iniciou sua experiência em 2013 como residente em Medicina de Emergência. Em 2019, assumiu pela primeira vez a gestão do departamento de emergência do HGF,

Em 2022, atuou como superintendente do SAMU Ceará, retornando ao HGF em abril de 2023 como chefe do departamento de emergência até assumir a direção técnica da unidade.

DIREÇÃO DE ENFERMAGEM

Regina Maria Monteiro de Sá Barreto

Graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Regina é enfermeira com especialização em Obstetrícia, Perinatologia, Saúde Reprodutiva e Educação em Saúde.

No HGF, atua há 39 anos, tendo sido coordenadora de enfermagem do serviço de Obstetrícia durante onze anos. Em 2019, assumiu a gerência geral do serviço de enfermagem, que, neste ano, passa a ser diretoria do hospital.

DIREÇÃO ADMINISTRATIVA-FINANCEIRA

Isabel de Autran Nunes Matos

Graduada em Administração de Empresas pela Unifanor, Isabel possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Participou de curso de formação Gestor de Alta Performance, pela Seja Alta Performance – Aceleradora de Negócios e Resultados. Com ampla experiência em gestão financeira, orçamentos, planejamento estratégico, demonstração de resultados, a administradora também domina áreas como análise de indicadores, controle de estoque, e demais segmentos administrativos.

DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA

Eliardo Silveira Santos

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza, Eliardo é mestre em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutor em Biotecnologia Industrial pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). É professor docente colaborador do Programa Profissional de Pós-Graduação em Biotecnologia de Saúde Humana e Animal da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e foi professor adjunto da Universidade de Fortaleza. Na área de Odontologia, é especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Ortodontia.

Tem experiência administrativa no serviço público federal como coordenador de supervisão e controle da Delegacia do Ministério da Educação no Estado do Ceará. O odontólogo foi ainda presidente do Conselho Regional de Odontologia do Ceará. No Serviço Público do Estado do Ceará, atuou no Centro Especializado de Odontologia e no Hospital Geral de Fortaleza. No HGF, exerce desde 2002 a chefia do Setor de Odontologia e a presidência da Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa.

Histórico

 

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) foi inaugurado em 23 de maio de 1969, como unidade pertencente ao extinto Instituto Nacional de Assistência Médica, Previdenciária e Social (Inamps); idealizado para ser Centro de Referência para o Norte e Nordeste no tocante à assistência de alta complexidade.

 

Desde o ano de 1990, quando de sua estadualização, o hospital passa a integrar o Sistema Único de Saúde (SUS) na rede assistencial da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), órgão do Governo do Estado do Ceará.

 

Inauguração do Hospital Geral de Fortaleza, em 23 de maio de 1969

 

Funsaúde

O Governo do Ceará tem realizado crescentes investimentos na área da saúde. Diante do desafio de ampliar, descentralizar e qualificar a assistência aos usuários do SUS, o Estado investe na reestruturação da rede de serviços com base em estudos, indicadores e metas.

 

A Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), entidade pública de direito privado, surgiu como parte desta política. Através dela, a Secretaria da Saúde do Estado irá prestar serviços de saúde à população em todos os níveis de complexidade; desenvolver programas de educação permanente para os profissionais do SUS; desenvolver atividades de caráter científico e tecnológico, produtos, serviços e processos inovadores na área da saúde..

 

O desafio começa pelos hospitais da rede. A Funsaúde assume a gestão de unidades que atualmente são administradas de forma direta. A mudança ocorre de forma gradual e contratualizada, com pactuação de metas e prazos, critérios de avaliação, direitos e obrigações..

 

O projeto para os hospitais tem como base quatro pilares: a valorização dos profissionais, a eficiência administrativa e financeira, um modelo de assistência mais humanizado, o estímulo à inovação e pesquisa em saúde. Envolve, desta forma, todas as diretorias da fundação, somando esforços pela garantia de um serviço de qualidade e consequentemente pela construção de uma realidade mais justa e digna para a população cearense.

 

 

Mapa Estratégico

Hospital Geral de Fortaleza

Fachada - HGF

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) é o maior hospital da rede pública do estado do Ceará e um centro de referência para o Norte e Nordeste em assistência de alta complexidade. Ao todo, são 33 especialidades médicas e 64 subespecialidades. Entre os serviços que se destacam, estão Neurologia, Neurocirurgia, Oncologia, Cirurgia Vascular, Oftalmologia, Reumatologia, Nefrologia, Ortopedia e Obstetrícia de alto risco.

 

Com 55 anos de atividade completos em 2024 e mais de 92 mil m² de área, a instituição oferece à população mais de 500 leitos entre enfermarias de internação, emergência, obstetrícia e unidades de terapia intensiva (UTI) adulto e neonatal. Mensalmente, são mais de 20 mil atendimentos ambulatoriais, 800 cirurgias (eletivas e emergenciais) e 220 mil exames laboratoriais. Tudo isso realizado por um corpo funcional que ultrapassa os 5 mil colaboradores.

 

O HGF conta com emergência de portas abertas 24h e é referência nacional no atendimento a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC). Logo na chegada à unidade, o paciente passa por triagem com equipe multidisciplinar especializada para maior assertividade no encaminhamento interno. Além da unidade de AVC isquêmico, que completa 15 anos de atividade em 2024, o hospital é o único do Brasil a ter uma enfermaria exclusiva para tratamento de AVC hemorrágico.

 

Na instituição, encontra-se também o único Banco de Olhos público do Estado. O serviço atua na captação, preservação e distribuição de córneas para centros transplantadores do Ceará e até de estados vizinhos. Além de realizar transplantes de córneas, o HGF também é referência em transplantes de fígado, pâncreas e rins.

 

O hospital se evidencia ainda pelo maior parque tecnológico em equipamentos de saúde do Ceará. Destacam-se os maquinários cirúrgicos com videolaparoscopia, que proporcionam procedimentos menos invasivos; microscópios para cirurgias e exames oftalmológicos em 3D, que garantem maior assertividade clínica e cirúrgica; e equipamentos de diagnóstico de imagem, que funcionam 24h para atender a demanda.

 

Visão geral*

• Total de leitos ativos: 597
• Total de leitos de UTI: 84
• Cirurgias eletivas e de urgência: 800/mês
• Número de exames Laboratoriais: 220.000/mês
• Número de exames de imagem: 10.000/mês
• Consultas ambulatoriais: 1.500/dia

 

Acesso

O Hospital Geral de Fortaleza é uma instituição de nível terciário pertencente à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A emergência é aberta 24h para atendimentos de alta complexidade. Já o acesso ambulatorial acontece por meio de encaminhamento de postos de saúde e secretarias de saúde de municípios, via Central de Regulação da Sesa.

 

Ensino e Pesquisa

Certificado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde, o HGF possui o maior número de programas de residência médica e multiprofissional credenciados do Ceará. São 38 programas de residência médica e 8 multiprofissionais. A instituição oferece ainda internato e estágios curriculares para diversos cursos de graduação.

 

____________________________________________________

 

Missão: Realizar atenção especializada em procedimentos de alta complexidade à saúde da população por meio do atendimento integral de qualidade e humanizado, promovendo ensino e pesquisa.

 

Visão 2023: Tornar-se um centro de excelência em atenção especializada e em formação na área da saúde do Brasil 

 

Valores: 1) Resultado centrado no cidadão; 2) Humanização do atendimento; 3) Valorização das pessoas; 4) Transparência; 5) Conhecimento e inovação.

 

*Dados de março de 2025.