Hospital Geral de Fortaleza receberá UTI inteligente e integrará Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes do SUS
7 de janeiro de 2026 - 17:09 #Agora Tem Especialistas #Salas Inteligentes #UTI
Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Filipe Dutra

Hospital é referência em média e alta complexidade no Ceará
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), receberá uma das 14 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) automatizadas, integrando a Rede Nacional Agora Tem Especialistas de Hospitais e Serviços Inteligentes do SUS, anunciada nesta quarta-feira (7), em Brasília. Com isso, o hospital cearense, referência no atendimento de média e alta complexidade, estará interligado a 13 estados nas cinco regiões do país, aprimorando os cuidados de saúde para a população.
A UTI automatizada do HGF contará com serviços totalmente digitais, integração entre equipamentos, sistemas de informação e monitoramento contínuo. Ela e as demais unidades também estarão conectadas a uma central de pesquisa e inovação. A tecnologia, assim, auxiliará na previsão de agravos, apoiará decisões clínicas, otimizará avaliações e permitirá a troca de conhecimento entre especialistas em diferentes regiões.
As 14 UTIs estarão conectadas ainda com o primeiro hospital público inteligente do Brasil, que será construído em São Paulo (SP). “Há um grande esforço de modernização tecnológica do SUS para ofertar para a população brasileira de graça o mesmo que os principais hospitais de excelência privados do país. Hoje estamos em outra fronteira”, declarou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o anúncio da Rede.
A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, reforçou que a implantação da UTI automatizada no Hospital Geral de Fortaleza representa mais um avanço no fortalecimento da saúde pública no Ceará, com impactos diretos para a população. “A melhor gestão dos leitos, o uso racional e seguro de medicamentos, a redução de infecções hospitalares e respostas mais rápidas no cuidado aos pacientes reforçam os princípios da equidade e da integralidade do SUS. A integração do HGF à Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes do SUS é mais uma iniciativa exitosa da parceria entre o Governo Federal e o Governo do Ceará, por meio do programa Agora Tem Especialistas”.
Leia também: Ministério da Saúde anuncia R$ 11,98 milhões para ampliar ações do programa Agora Tem Especialistas no Ceará
O diretor-geral do HGF, Manoel Pedro Guimarães, acredita que os grandes beneficiados com o intercâmbio entre a unidade cearense e as demais serão os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “A inovação sempre esteve presente ao longo da história do hospital. Ficamos honrados em integrar este momento tão importante para a saúde pública do Brasil em que, tanto os nossos profissionais quanto outros de vários locais do nosso país, possam contribuir ainda mais para a saúde dos cearenses”, disse.