HGF recebe estudantes das práticas assistidas e reforça papel estratégico na formação em saúde
2 de fevereiro de 2026 - 16:04
Texto e fotos: Eva Sullivan
HGF inicia semana de acolhimento dos estudantes das práticas assistidas
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), iniciou, nesta segunda-feira, 2, a abertura oficial da semana de recepção dos estudantes das práticas assistidas que atuarão na unidade ao longo do semestre.
O primeiro encontro foi dedicado aos estudantes de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Centro Universitário Christus (Unichristus) e Fisioterapia de todas as Instituições de Ensino Superior (IES).
O HGF recebe cerca de 1.800 estagiários a cada semestre, consolidando-se como um dos principais campos de formação em saúde do Norte e Nordeste. São 35 especialidades médicas, 65 subespecialidades, 600 leitos cadastrados, além de uma emergência com rotatividade diária elevada, milhares de atendimentos ambulatoriais e uma produção assistencial que inclui mais de 1.200 cirurgias mensais e 2,5 milhões de exames laboratoriais por ano.
Direção destaca ética, cuidado e compromisso com o ensino
Durante o acolhimento, o diretor-geral do HGF, Manoel Pedro, destacou que a grandeza do HGF não se mede apenas em números, mas na capacidade de aliar assistência de alta complexidade à formação ética e humanizada dos futuros profissionais. “Não há assistência de qualidade sem investimento contínuo em formação. Por isso, temos uma diretoria exclusiva para cuidar da formação de vocês”, afirmou.
O diretor também ressaltou a importância da postura ética e do respeito às normas institucionais. “O paciente atendido aqui não escolhe onde será cuidado. Muitos chegam no momento mais difícil de sua vida. Isso impõe a todos nós o dever de oferecer o melhor atendimento possível, com empatia e responsabilidade”, pontuou.

Para a diretora de Ensino e Pesquisa e Residência do HGF, Cristina Jorge, a chegada de novos estagiários reforça o papel do hospital como espaço de formação em serviço. “Receber esses estudantes a cada semestre é parte do nosso trabalho. O aprendizado acontece no cotidiano, com o apoio dos preceptores e das equipes, que contribui diretamente para qualificar a assistência prestada à população”, reforçou.

Representando a Secretaria da Saúde do Ceará, José Luis Paiva destacou o papel do HGF como referência. “Afetivamente conhecido como gigante, o HGF é grande em leitos, em profissionais e em atendimentos, mas é igualmente gigante nas oportunidades de aprendizado e aperfeiçoamento que oferece. A existência de uma diretoria específica de ensino, pesquisa e residência é motivo de orgulho e mostra o compromisso do hospital com a formação dos futuros trabalhadores da saúde”, destacou.
O HGF mantém atualmente programas de residência médica, multiprofissional e fellowships, com preceptores que também atuam em centros de excelência do país, fortalecendo a integração entre teoria, prática e inovação.
Estefani e Victória, estagiárias de Fisioterapia
Entre os estudantes, o sentimento é de expectativa e gratidão. Para Estefani Nunes e Célia Victória, voltar ao HGF é uma grande alegria. “Aqui a gente se sente seguro, aprende de verdade e vive experiências únicas. Muitos outros alunos gostariam de estar aqui, e somos muito gratas por essa oportunidade”, relataram.

Para a coordenadora do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Sheila Márcia de Araújo Fontenele, o HGF é um espaço onde o aprendizado ultrapassa a sala de aula.
“Este é um hospital-escola em que todos ensinam: médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e até as paredes. O maior professor de vocês será o próprio paciente”, afirmou. Ela reforçou a importância do acompanhamento contínuo dos casos clínicos e da responsabilidade com cada pessoa atendida. “Voltem para ver seus pacientes, acompanhem sua evolução. Isso dá sentido à formação e constrói profissionais mais humanos”, finalizou.
As atividades seguem nos próximos dias, contemplando diferentes cursos:
4/02 (quarta-feira, às 8h30)
Acolhimento de alunos de Enfermagem, Tecnólogo em Radiologia e Técnicos de Enfermagem.
06/02 (sexta-feira, às 8h30)
Acolhimento de alunos de Biomedicina, Nutrição, Farmácia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Odontologia e Psicologia.