HGF inicia celebração de seus 56 anos
20 de maio de 2025 - 18:08 #Celebração #HGF 56 anos #Homenagem
Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Filipe Dutra
Fotos: Filipe Dutra e Eva Sullivan
Cerimônia de abertura das festividades contou com presença de representantes da Sesa e do MS
Orgulho de um dos maiores hospitais do Ceará. Este foi o sentimento de trabalhadores do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), no evento de comemoração dos 56 anos da unidade, que iniciou nesta terça-feira (20/5).
A manhã iniciou com o hasteamento da bandeira ao som da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. Em seguida, aconteceu uma homenagem à ex-diretora-geral Ivelise Brasil, que teve sua foto adicionada à galeria de diretores do HGF. “Aqui, desenvolvi-me enquanto transplantadora e como gestora de saúde. Consegui enxergar a dimensão da gestão da saúde no estado do Ceará, como ela funciona e o quanto o alto escalão da Secretaria da Saúde trabalha incansavelmente. Então, hoje é só alegria por estar aqui e peço a Deus pelo HGF, que ele continue esse gigante”, declarou Ivelise.
A diretora médica Mariana Ribeiro homenageia a ex-diretora-geral Ivelise Brasil
O cantor Waldonys fez ainda uma pequena e voluntária apresentação no Auditório Principal, citando a importância do hospital na vida dele e de várias pessoas – e, justamente por fazer parte da programação de aniversário por muitos anos, foi agraciado como “Embaixador do HGF”. “Para mim, é uma honra imensa. Faço sempre questão de estar aqui celebrando uma data tão especial para um hospital que tem lugar no meu coração”, elogiou o artista.
O cantor Waldonys foi homenageado pela direção do HGF
A abertura da solenidade contou com a presença da secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Silva Coelho, que reforçou o papel da unidade ao longo dos 56 anos de existência, que serão completados no dia 23. “Este hospital é extremamente importante para a sociedade. Sua grandiosidade estrutural reflete a grandeza das pessoas que aqui trabalham — profissionais que fazem do HGF um diferencial. É um hospital de alta complexidade, altamente resolutivo, com grande volume de cirurgias, e que realmente faz a diferença no atendimento e na qualidade da saúde da população cearense”, declarou a titular da pasta.
A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho
O assessor técnico do Departamento de Informação e Informática do SUS, do Ministério da Saúde, Josélio Emar de Araújo Queiroz, foi convidado para proferir uma palestra magna sobre saúde digital, e valorizou o ensino e a pesquisa na unidade. “O HGF está na vanguarda do pioneirismo em tecnologia, assistência, ensino e pesquisa. Sua importância é imensa: é um dos maiores hospitais do Ceará e tem a capacidade de abrigar e acolher pacientes de diversas regiões. É, de fato, uma referência que avança a cada dia na inovação e na transformação da saúde digital”, elogiou.
O restante da programação contou com uma homenagem a servidores aposentados do hospital e exposição de banners de serviços do HGF, além de uma palestra realizada pela Direção de Enfermagem (Dienf).
A semana de ações em alusão aos 56 anos acontece até o dia 23. A programação pode ser vista aqui.
HGF em números
O HGF é referência para o Norte e Nordeste em assistência de alta complexidade, com 33 especialidades médicas e 64 subespecialidades. Destacam-se áreas como Neurologia, Neurocirurgia, Oncologia, Oftalmologia, Cirurgia Vascular e Obstetrícia de alto risco.
Com mais de 92 mil m² de área, o hospital conta com 597 leitos — incluindo 84 de UTI — e realiza mensalmente cerca de 20 mil atendimentos ambulatoriais, 800 cirurgias e 220 mil exames laboratoriais. Mais de 5 mil profissionais atuam na instituição.
HGF é referência em diversas especialidades
O HGF tem emergência 24h e é referência nacional no atendimento ao AVC, com unidade especializada para casos isquêmicos e a única enfermaria do país exclusiva para AVC hemorrágico. Também abriga o único Banco de Olhos público do Ceará e é centro de referência em transplantes de córnea, fígado, pâncreas e rins.
Com o maior parque tecnológico em saúde do estado, oferece equipamentos avançados para cirurgias, exames oftalmológicos em 3D e diagnóstico por imagem 24h.
Na área de ensino e pesquisa, o HGF possui o maior número de programas de residência médica e multiprofissional do Ceará, além de ofertar internato e estágios para diversos cursos de graduação.
“O HGF tem um papel social marcante no estado do Ceará. E isso se deve às pessoas que o fazem acontecer: cada um dos mais de 5.000 trabalhadores. São essas pessoas as grandes responsáveis pela grandiosidade do Hospital Geral de Fortaleza”, pontuou o diretor-geral Manoel Pedro Guedes Guimarães.