HGF comemora 55 anos do serviço de Urologia e 50 anos de Residência Médica na especialidade

2 de dezembro de 2024 - 13:54 # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Luã Diógenes

Profissionais fundadores do serviço no HGF estiveram presentes no evento

Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), comemora dois marcos importantes: 55 anos do serviço de Urologia e 50 anos do programa de Residência na especialidade. Uma cerimônia foi realizada na última sexta-feira (30), com palestras sobre os avanços no atendimento urológico e homenagens aos profissionais que contribuíram para a evolução do trabalho ao longo das décadas.

A celebração destacou a importância histórica do HGF no cuidado especializado e na formação de médicos para a área de Urologia. Durante o evento, especialistas compartilharam conhecimentos sobre inovações tecnológicas e as práticas mais recentes, refletindo o compromisso da unidade com a excelência no atendimento e no ensino.

“Temos nos dedicado a melhorar constantemente a qualidade do atendimento e hoje somos referência no Ceará”, afirmou Marcos Flávio Rocha, chefe do serviço. “Somos o único hospital no Ceará a oferecer atendimento emergencial especializado em Urologia, realizando mais de cem cirurgias emergenciais por mês”, completou.

Durante a solenidade, foram apresentadas as ampliações do serviço durante as cinco décadas

O hospital oferece atendimento para pacientes com câncer de próstata, patologias renais, de bexiga e de uretra, além de ser pioneiro no uso de técnicas minimamente invasivas no tratamento de cálculos urinários. “Investimentos constantes em novas tecnologias, como videocirurgias, e a chegada da cirurgia robótica irão proporcionar aos pacientes uma recuperação mais rápida e menos traumática”, complementou Rocha.

Residência Médica: 50 anos de formação de especialistas

Em 1974, o programa de Residência em Urologia do HGF foi criado, iniciando uma trajetória importante na formação de especialistas na área. “A experiência adquirida no nosso programa de Residência é fundamental para a formação dos médicos. Aqui, os residentes têm a oportunidade de aprender com casos clínicos e cirúrgicos desafiadores, além de receber orientação constante de profissionais experientes”, afirmou André Costa, chefe da Residência Médica.

Durante o programa, os residentes não apenas têm acesso a uma ampla gama de casos, mas também participam de atividades de ensino, como palestras e seminários, que complementam a formação prática. A rotina envolve também a interação com outras especialidades médicas, promovendo uma visão holística do cuidado ao paciente.

O programa de Residência de Médica em Urologia do HGF recebe dois profissionais a cada ano; atualmente, seis residentes atuam na unidade

Além disso, o HGF oferece um espaço para a pesquisa e o desenvolvimento de novas técnicas no tratamento de doenças urológicas, o que contribui para a constante atualização dos futuros especialistas.

Ao longo dos anos, o programa de Residência tem se adaptado às mudanças na Medicina, incorporando novas tecnologias e práticas clínicas. Essa evolução permite que os residentes estejam preparados para lidar com os desafios contemporâneos da Urologia, sempre com um foco na excelência do atendimento ao paciente.