HGF promove curso de Introdução à Macroscopia: técnicas anatomopatológicas para biópsias

27 de maio de 2024 - 11:26 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Suzana Mont’Alverne
Arte gráfica: João Paulo (Jota)

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), por meio do serviço de Anatomia Patológica, promoverá, a partir de 18 de junho, um curso introdutório sobre Macroscópica, abrangendo o estudo macroscópico e microscópico de peças cirúrgicas para biópsias. Serão dez vagas direcionadas a profissionais do hospital de diversas áreas de atuação, entre elas: biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, técnicos e auxiliares de laboratório, técnicos de enfermagem e radiologia. As inscrições podem ser feitas presencialmente no setor de Anatomia Patológica.

Isabela de Paiva Gentil, coordenadora do setor de Anatomia Patológica do HGF, destaca a importância da macroscopia como a primeira análise de uma peça cirúrgica, segmento ou amostra retirada durante a biópsia realizada no Centro Cirúrgico. “Ao chegar no setor de Anatomia Patológica a peça é triada para conferir os dados clínicos, sendo fixada em seguida em formol e segue para macroscopia, onde é cortada e vista de um ângulo maior”, diz.

O HGF possui uma alta demanda de pacientes. “Esperamos que o curso aumente o número de profissionais aptos e interessados na manipulação, contato e investigação diagnóstica de diversas patologias a partir de peças anatômicas biológicas”, comenta Isabela, que é biomédica e especialista em Citologia Clínica.

A capacitação terá 359 horas e será concluída em março de 2025, e visa qualificar os profissionais no desenvolvimento das competências na área de Anatomia Patológica, proporcionando acesso às práticas realizadas na rotina histopatológica. “O objetivo é capacitá-los para a função de macroscopia”, conclui a coordenadora.

O HGF possui uma alta demanda de pacientes e apenas um profissional capacitado. A capacitação está com as inscrições abertas, com apenas dez vagas disponíveis