HGF realiza dois transplantes de fígado no mesmo dia com captações de diferentes cidades do interior

24 de abril de 2024 - 10:30

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Felipe Martins
Fotos: Arquivo pessoal

Referência no procedimento, HGF realizou 56 transplantes de fígado em 2023

Em apenas um dia, dois fígados foram captados em cidades diferentes do interior do Estado, trazidos para a Capital e transplantados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). O primeiro órgão foi captado na manhã da última quarta-feira (18), no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte; o segundo, pela tarde, no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. Todas as unidades hospitalares fazem parte da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

“O transplante hepático é bem complicado, pois o tempo de isquemia [período em que o órgão consegue manter suas atividades fora do corpo humano] é curto. Ou seja, todo o procedimento precisa ser realizado no menor tempo possível”, explica Emmanuel Nogueira, cirurgião hepático do HGF. “Se o rim não funciona, o paciente tem a hemodiálise para recorrer. Se o fígado não funciona, não tem o que fazer. Ou damos um suporte intensivo para ver se ele [o órgão] volta a funcionar ou o paciente precisa esperar um novo órgão”, acrescenta.

Para procedimentos de captação no interior do Estado, sempre acompanham a tripulação dois médicos cirurgiões e dois enfermeiros perfusionistas do HGF

Para garantir a logística de captação em unidades do interior, existem duas parcerias. Em hospitais regionais cujas cidades possuem aeroporto, a Central de Transplantes da Sesa conta com apoio do avião da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará. Já nas cidades sem aeroporto, o voo é realizado de helicóptero, com o suporte da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), ligada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS). Para o procedimento, sempre acompanham a tripulação dois médicos cirurgiões e dois enfermeiros perfusionistas do HGF.

Regionalização da assistência

Para a médica cirurgiã e diretora-geral do HGF, Ivelise Brasil, a disponibilidade e a celeridade da captação dos órgãos em cidades do interior mostram o avanço da regionalização dos serviços da Rede Sesa. “É um ponto forte da secretaria o investimento nas unidades do interior do Ceará, tanto em estrutura e qualificação, quanto na padronização dos protocolos assistenciais. Isso permite que os procedimentos sejam realizados de forma muito mais célere e segura”, ressalta.

No centro da foto, Francisco Franklin Memória, o primeiro paciente transplantado hepático do HGF em uma das comemorações anuais do serviço

Ivelise foi responsável pelo primeiro transplante de fígado realizado no HGF, em dezembro de 2009. O transplantado foi o representante comercial Francisco Franklin Memória, à época com 67 anos.

Ceará é destaque em transplante hepático

De lá para cá, o equipamento vem ganhando destaque na realização do procedimento e até recebendo pacientes de outros estados. Em 2023, foram 56 transplantes de fígado executados no HGF. Do início deste ano até a presente data, a unidade já registrou 17 transplantes do órgão. O total acumulado de procedimentos é de 649.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Ceará ocupou a primeira posição entre os estados do Norte e Nordeste no número de transplantes de fígado em 2023, com 210 procedimentos realizados.

Segundo a Central Estadual de Transplantes do Ceará, em 2024, o Estado já realizou 569 transplantes de órgãos e tecidos, sendo 68 de fígado.

Como se tornar um doador de órgãos

Para doar órgãos, basta que a pessoa deixe a família ciente do seu desejo. Caso algo aconteça e essa pessoa chegue a sofrer uma morte encefálica, a família é quem vai autorizar a doação. Os órgãos que podem ser transplantados no Ceará são: rim, fígado, córneas, pâncreas, coração e pulmão. Um único doador pode salvar até seis vidas.