HGF lança programação sobre cuidados para saúde mental dos trabalhadores

25 de janeiro de 2023 - 13:50 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Eduarda Talicy
Foto: Herbert Nunes


Programação voltada aos trabalhadores do HGF teve início nesta terça-feira (24)

“A vida pede equilíbrio”, tema da campanha nacional do Janeiro Branco, foi o assunto norteador do início da programação alusiva à saúde mental para trabalhadores do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Com abertura nesta terça-feira (24), as ações da unidade gerida pela Fundação Regional de Saúde do Ceará (Funsaúde) contarão com ciclo de palestras e dinâmicas integrativas até esta sexta-feira (27).

“Serão quatro dias com atividades pela manhã e à tarde. Então, desejamos que os colaboradores possam abrir um espaço na agenda para se fazer presentes neste momento”, convidou Carla Simões, responsável técnica do Serviço de Psicologia do hospital. Durante a mesa de abertura, a profissional reforçou a importância dos momentos de conexão e autocuidado. “Não é para quando chegar janeiro, não é para quando chegar em casa, para quando tiver dinheiro, não é para o futuro. É para agora”, explicou.

A programação é multidisciplinar e conta com várias áreas envolvidas. Além de mesas que abordam bem-estar, nutrição e doenças mentais causadas pelo trabalho, a semana contará com práticas diversas. Ao longo dos dias, haverá momentos de meditação e relaxamento, serviços de Enfermagem para o trabalhador, sessões de auriculoterapia, de cinema, entre outros.

“A gente fez questão de convidar todas as categorias”, afirma Simões. Para a psicóloga, todas as áreas têm papel importante no cuidado da saúde mental. “Cada um de nós deve ter a habilidade de fazer a gestão de suas emoções e isso é se permitir viver”, reflete.

Também participaram da mesa de abertura Bruno Solon, coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Funsaúde; Yara Senna, diretora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Funsaúde; e Eliardo Silveira, coordenador de Ensino e Pesquisa do HGF.

Durante a palestra, Yara Senna chamou a atenção para as complexidades do ambiente de trabalho hospitalar. “Vivemos em um mundo que exige cada vez mais dos horários e das escalas. E quando estamos na área de saúde isso se intensifica. Por isso, é necessária essa percepção de si e esse tempo para que a gente possa se conhecer. Que possamos juntos aprender, crescer, ser apoio, sal e luz onde que quer estejamos”, pontuou.

Janeiro Branco

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicados em 2022 apontam que quase 1 bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental atualmente, situação agravada pela pandemia de covid-19.

A campanha Janeiro Branco se dedica à construção de uma cultura da saúde mental na humanidade. O objetivo é alertar os indivíduos, as instituições, a sociedade e as autoridades acerca do assunto.

Em 2023, o tema nacional da campanha, “A vida pede equilíbrio”, busca trazer o debate sobre as mudanças cada vez mais desafiadoras e aceleradas no mundo e a necessidade de atitudes para a percepção de si neste contexto.