HGF tem primeiro paciente a utilizar o capacete Elmo
19 de janeiro de 2021 - 19:54
Uma idosa de 71 anos foi a primeira paciente a utilizar o capacete Elmo no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Internada com Covid-19 na estrutura de campanha da unidade há três dias, a paciente, que pediu para não ser identificada, apresentou rápido aumento no nível de saturação de oxigênio no sangue logo nos primeiros minutos de aplicação do aparelho, na noite de segunda-feira (18).
“É um marcador histórico para o HGF. Não só pelo atendimento aos pacientes com Covid-19, mas pela possibilidade de fortalecer a assistência em outras demandas”, comemora a fisioterapeuta Luiza Raira Parrião. A profissional, que participou da montagem do capacete na primeira paciente, é uma das responsáveis pela capacitação do uso do equipamento junto à equipe assistencial da unidade.
Para o médico Apolo de Macedo, que atende no hospital de campanha da unidade, a grande vantagem do Elmo é a possibilidade de prevenir a necessidade de utilização do procedimento de ventilação artificial invasivo. “É uma estratégia nova e diferente, que pode nos ajudar a tratar o paciente de forma a evitar uma intubação. Tem tudo para dar certo”, avalia.
Testes clínicos realizados com o Elmo mostram que o capacete pode reduzir em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além do HGF, o aparelho já foi aplicado no Hospital Leonardo da Vinci (HELV), no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) e no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), cujos profissionais de saúde foram capacitados para usar o dispositivo.
Assessoria de Comunicação do HGF
Felipe Martins