Tecnologia de ponta: HGF recebe equipamento alemão que aumenta a assertividade de intubações e procedimentos cirúrgicos

8 de junho de 2021 - 16:46

Por meio de um display acoplado a um laringoscópio com câmera de alta definição, é possível realizar procedimentos complexos na região da garganta com muito mais assertividade. Essa é a proposta do videolaringoscópio Nura, da empresa alemã Zeiss, equipamento lançado em 2020 e recém-adquirido pelo Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

“É um equipamento que propicia uma intubação bem mais segura, que diminui muito a possibilidade de erros”, afirma o diretor geral do HGF, Daniel de Holanda Araújo. Como ressalta o médico, a tecnologia permite realizar o procedimento de forma mais rápida e segura, inclusive em pacientes com alterações anatômicas na região cervical. “Quando se trata de intubação, qualquer demora ou trauma pode aumentar potencialmente o risco de vida, por isso esse equipamento, sem dúvida, vai nos trazer um grande ganho”, pontua.

Mais uma conquista pelo Pronatec II

O videolaringoscópio foi adquirido por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). A entrega foi realizada no HGF na última sexta-feira (4), pelo secretário da Secitece, Inácio Arruda. Também estiveram presentes o assessor técnico da Secitece, Ricardo Costa, e o consultor de equipamentos cirúrgicos da empresa Zeiss, Alexandre Solon.

“Nosso principal objetivo é oferecer à população cearense acesso a equipamentos que são considerados os de melhor qualidade do mundo”, ressalta Arruda durante a entrega. Para o secretário da Secitece, a tecnologia atualizada é também uma forma de alavancar o HGF como referência no Brasil e atrair cada vez mais talentos para dentro da unidade.

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Felipe Martins