Serviço de Neurocirurgia do HGF completa 50 anos de funcionamento

14 de abril de 2020 - 20:22

“Um serviço não se faz só com uma pessoa ou duas, mas se faz com uma equipe, como se fosse uma orquestra”. O depoimento do neurocirurgião Edson Lopes Júnior resume bem o serviço de neurocirurgia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que completa 50 anos de funcionamento e teve início com a realização da primeira micro neurocirurgia em 14 de abril de 1970. Na data, também é celebrado o dia do neurocirurgião.

Ao longo de 50 anos, o atendimento de neurocirurgia do HGF, unidade do Governo do Ceará, se consolidou como referência em todo o Brasil, inclusive como ambiente de formação profissional com a residência em neurocirurgia. “Dentre as especialidades que são pilares da emergência do HGF, a neurocirurgia é uma delas e mantém um diálogo constante com áreas afins. Isso faz com que o serviço procure constantemente se reinventar com estratégias de abordagem diversas, tornando o HGF em um ambiente de formação profissional de qualidade”, enaltece o diretor geral do Hospital, Daniel de Holanda.

Atualmente, o serviço conta com 30 leitos de enfermaria, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do atendimento na emergência do Hospital, e mantém uma equipe composta por profissionais de outras áreas. O chefe do serviço, Edson Lopes Júnior, ressalta que “para dar conta de um serviço tão grandioso, são 19 médicos e mais uma diversidade de outros profissionais, como enfermeiras, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentre vários outros”.

Os depoimentos do chefe do serviço de neurocirurgia e do diretor geral do HGF, Edson Lopes Júnior e Daniel de Holanda, fazem parte do documentário “50 anos do serviço de neurocirurgia do HGF”, produzido pela Zoom Digital Produções. O documentário, de 30 minutos, faz parte de uma série de ações comemorativas que seriam realizadas e tiveram que ser canceladas por conta da pandemia do novo coronavírus. Você pode assistir ao documentário clicando aqui.