Ação do Dia Mundial do Rim no HGF atendeu cerca de 300 pessoas

12 de março de 2020 - 20:39

 

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), do Governo do Ceará, promoveu uma ação preventiva para saúde dos rins na manhã da última quinta-feira, 12. A atividade fez parte da campanha em alusão ao Dia Mundial do Rim, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Neste ano, o tema foi “Saúde dos Rins para Todos” e incentivou a dosagem de creatinina como exame de rotina.

A equipe de nefrologistas, enfermeiros e nutricionistas do serviço de nefrologia do Hospital atendeu cerca de 300 pessoas entre 8h e 12h. Populares e funcionários da unidade fizeram exames rápidos de glicemia, além de verificação do peso, aferição de pressão arterial e consultas de orientação sobre a saúde dos rins.

dia_mundial_rin_2020_1.png

O mecânico de refrigeração Daniel da Silva, 29, trabalha no HGF e participou da ação. Pai de duas crianças, de um e cinco anos, Daniel disse que pesquisa bastante sobre como ter uma vida saudável e participa desse tipo de serviço sempre que tem oportunidade. “Gostei muito de saber como está minha glicemia e minha pressão e das informações que a equipe de nutrição me passou. Não só para mim, mas também para os meus filhos. Já estou pensando em como vou melhorar a alimentação deles”, ressaltou o mecânico.

As orientações sobre nutrição foram focadas, principalmente, no consumo de sódio. A nutricionista do HGF Caroline Andrade explicou que esse cuidado é muito importante para a saúde dos rins e alertou em quais alimentos há uma maior concentração de sódio. “Embutidos e industrializados são os alimentos que tem um teor de sódio muito alto e devemos evitar o consumo. No preparo dos alimentos, dar preferência aos temperos naturais, como ervas finas, cebola e alho. E, muito importante, jamais acrescentar o sal puro no alimento já preparado”.

A gerente de enfermagem do serviço de nefrologia do Hospital, Ana Lúcia Rodrigues, reforçou a importância do tema da campanha. “A doença renal é uma preocupação mundial pelo fato de a lesão dos rins não representar apenas uma ameaça à função desse órgão, mais também ser determinante para o desenvolvimento de outras doenças, como a cardiovascular”, pontuou a enfermeira.

Além de realizar diálise em pacientes internados no Hospital, o HGF também faz o procedimento em pessoas vindas de outras unidades da rede pública de saúde. Em 2019, foram realizadas 15.671 diálises e 160 transplantes de rins. Nos dois primeiros meses deste ano, foram feitos, em média, 1400 procedimentos e 21 transplantes de rins.

 

Assessoria de Comunicação do HGF

Repórter/fotos: Marcia Ximenes