Centro de Esclerose Múltipla do HGF comemora 10 anos
28 de novembro de 2019 - 14:01
Centro de Esclerose Múltipla do HGF faz 10 anos
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Ceará, promove nos dias 6 e 7 de dezembro o Simpósio do Ambulatório Multiprofissional em Neuroimunologia. O evento celebra os 10 anos do Centro Interprofissional de Atendimento ao Paciente de Esclerose Múltipla (CIAPEM).
Voltada a profissionais da saúde, a programação acontece no Auditório Principal a partir das 14h da sexta-feira, e engloba palestras sobre o atendimento ao paciente de forma integral, aspectos neuropsicológicos da esclerose múltipla e a atuação da odontologia no diagnóstico diferencial da doença, entre outros temas. As inscrições são realizadas através do formulário eletrônico.
Também como parte do Simpósio, acontece um momento envolvendo os profissionais do setor, pacientes com esclerose múltipla acompanhados no HGF e seus familiares. Estes últimos recebem orientações sobre direitos, cuidados com alimentação e a importância da adesão ao tratamento, entre outros assuntos relacionados ao tema.
Centro Interprofissional de Atendimento ao Paciente de Esclerose Múltipla
Criado em 2009, o CIAPEM é vinculado ao setor de Neurologia do HGF e conta com uma equipe multiprofissional que acompanha em tempo integral 350 pacientes com esclerose múltipla. Atualmente, a equipe é composta por 19 profissionais das áreas de Neurologia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia Ambulatorial, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Neurorradiologia, Odontologia, Neuropediatria, Farmácia Bioquímica e Psicologia.
De acordo com Artur D’Almeida, fundador e responsável pelo Centro, a melhor forma de atender um paciente é com um grupo interdisciplinar, já que a doença tem repercussão em várias partes do corpo. “Quando ocorre alteração cognitiva, o psicólogo dá assistência; parte dos medicamentos são injetados pelo paciente e a enfermagem ensina a maneira correta de aplicar; a nutrição auxilia nas mudanças de hábitos de vida. O médico sozinho não é capaz de ter todas essas informações que as outras áreas tem”, explica.
Programação
Data: 6 de dezembro (sexta-feira)
14h às 15h – Abertura da Programação Científica
História do CIAPEM – DEZ ANOS
Artur D’Almeida – Neurologista (HGF)
15h às 16h – Homenagens
16h – Coffee Break
16h20 às 16h55 – Prevalência da Esclerose Múltipla no Brasil e na Região Nordeste
Lúcia Brito – Neurologista (Hospital da Restauração – PE)
17h às 18h – Imunopatologia da EM e NMOSD X Mecanismo de Ação dos Medicamentos Atuais
Felipe Von Glehn – Neurologista (UnB-DF)
18h – Encerramento
19h30 – Jantar com Palestrantes e Equipe CIAPEM
Data: 7 de dezembro (sábado)
8h30 às 9h05 – Doença do Espectro da NeuroMielite Óptica: O que há de novo no diagnóstico diferencial e tratamento?
Milena Pitombeira – Neurologista (HGF)
9h10 às 9h45 – Esclerose Múltipla na Faixa Pediátrica
Mariana Kruger e Adelina Feitosa – Neuropediatras (Albert Sabin)
9h50 – Coffee Break
10h10 às 10h45 – Diagnóstico diferencial da Esclerose Múltipla com outras doenças autoimune e degenerativas.
Bianca Etelvina – Neurologista (PB)
10h50 às 11h30 – Neuroimagem: o que é compatível com Esclerose Múltipla/NMOSD e o que não é?
Daniel Távora – Neurorradiologista (HGF)
11h30 – Intervalo
13h30 às 14h05 – Centro de Atendimento Multiprofissional – A Forma Ideal de Atendimento Integral ao Paciente.
Patricia D’Almeida – Enfermeira (HGF)
14h10 às 14h35 – A Atuação da Odontologia no Diagnóstico Diferencial da Esclerose Múltipla
Carla Welch – Odontóloga (HGF)
14h40 às 15h15 – Esclerose Múltipla e NMOSD no Transcurso da Gravidez
Gabriela Joca – Neurologista (HGF)
15h20 às 16h00 – Aspectos Neuropsicológicos da Esclerose Múltipla
Paulo Sérgio – Psicólogo (HGF)
16h00 – Coffee Break
16h20 às 17h00 – Neurite Óptica de Repetição-CRION e MOG-IgG neurite óptica, Encefalite e Mielite – MONEM: Duas novas Síndromes? Duas Novas Entidades Nosológicas?
Lucas Silvestre – Neurologista (HGF)
17h00 – Encerramento
Serviço:
Simpósio do Ambulatório Multidisciplinar em Neuroimunologia
Data: 6 e 7 de dezembro de 2019
Local: Auditório Principal do Hospital Geral de Fortaleza (Rua Ávila Goulart, 900 – Papicu)
Mais informações: Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa – (85) 3101.3183
Assessoria de Imprensa do HGF
Repórter: Filipe Dutra
Arte Gráfica: Fábio Santos
Estagiária de Comunicação: Suyane Lima