X Jornada de Fisioterapia do HGF reforça papel da profissão
29 de outubro de 2019 - 21:03
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Ceará, realizou nos dias 24 e 25 de outubro a X Jornada de Fisioterapia da unidade. O evento também fez alusão aos 50 anos da profissão e contou com cerca de 250 participantes, entre fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e estudantes da saúde.
Nos principais temas trazidos durante a jornada, estiveram os avanços tecnológicos e científicos, gestão em fisioterapia, as projeções futuras da área e a comemoração dos 50 anos da regulamentação no Brasil.
Victor Cleiton, estudante de fisioterapia, participou pela primeira vez do evento, e o considerou fundamental para a sua formação. “Você conhece mais, aprender mais; é muito gratificante. Quero sair daqui com o máximo de conhecimento possível”, disse.
Já a fisioterapeuta da UTI Neonatal e professora de nível superior Érika Macêdo está em sua quinta Jornada de Fisioterapia do HGF. Para ela, que já participou de edições anteriores como palestrante, o evento é um momento de se atualizar na profissão. “Sempre tem uma inovação: a gente traz conteúdo novo, trabalhos novos, temas novos, então é muito importante, inclusive para estudantes estarem sempre participando desse tipo de evento”, ensinou.
A abertura contou com a apresentação musical de David Valente e a presença do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Fortaleza (Crefito-6), Ricardo Lotif Araújo.
Muitidisciplinaridade
No dia 13 de outubro deste ano, comemorou-se 50 anos da regulamentação da fisioterapia e da terapia ocupacional no Brasil. Atualmente, o HGF – que também completou 50 anos em 2019 – conta com profissionais especializados atendendo em diversos setores e na emergência.
O diretor médico do HGF, Francisco de Lucena, elogiou o trabalho da fisioterapia na unidade. “A profissão é extremamente importante no cuidado e assistência aos pacientes. Percebemos o fortalecimento da fisioterapia dentro do hospital, e isso faz uma grande diferença no cuidar a longo prazo”, elogiou.
Incentivar a multidisciplinaridade é uma das diretrizes da gestão, como ressalta o diretor geral Daniel de Holanda Araújo. “É impensável uma assistência aos pacientes, tanto nas instituições da rede pública quanto nas da rede privada, não ocasionar essa complementação entre os setores de atuação da saúde”, explicou.
Assessoria de Comunicação do HGF
(85) 3101.7086