HGF realiza V Workshop de Farmácia Hospitalar
21 de fevereiro de 2019 - 18:01
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado do Ceará, deu início nesta quarta-feira, 20, a V edição do Workshop de Farmácia Hospitalar da Unidade. O evento aconteceu nos dias 20 e 21 e, neste ano, teve como tema “A evolução da profissão farmacêutica: da pesquisa à farmácia clínica”.
Na programação do encontro, o primeiro dia foi dedicado a palestras. Entre as principais, estavam “Atuação do farmacêutico na pesquisa clínica”, com o coordenador do Instituto do Câncer do Ceará, Flávio Bittencourt, e “Acesso e uso racional de medicamentos na assistência farmacêutica”, com o diretor científico da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe, Marcos de Albuquerque.
Durante a abertura do evento, o diretor geral do HGF, João Batista Silva, ressaltou a importância do trabalho em equipe.
“Participar de uma abertura dessas é muito gratificante, porque nós não trabalhamos mais sozinhos. É indispensável para o profissional em medicina, o conhecimento e o auxílio das demais áreas, além da busca dos farmacêuticos por novos conhecimentos”, destaca o gestor.
O chefe da farmácia do HGF, ressaltou que, ao longo desses anos de workshops, o objetivo do evento vem sendo alcançado com sucesso, bem como a atualização dos profissionais e dos estudantes sobre a vivência farmacêutica.
“O workshop trás a vivência dos profissionais de referência no Estado e a gente quer compartilhar isso com os profissionais e com a área acadêmica, principalmente os estudantes que estão próximos da sua formação para traçar um pouco do perfil de como está o mercado farmacêutico no âmbito hospitalar”, salienta.
Durante o segundo e último dia de programação, a atividade foi marcada pelas exposições dos trabalhos científicos e por painéis que abordaram o instrumento do uso farmacêutico. O workshop teve como foco aqueles profissionais que atuam, direta ou indiretamente, na qualidade e segurança do paciente, além de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas e o aprimoramento da assistência prestada.
A universitária Antônia Orquevânia, 19, estudante está no 5º semestre da faculdade de farmácia, em Pedra Branca, e comentou sobre a importância de oportunidades como essa para os profissionais em formação.
“Essa oportunidade é muito boa pra gente que ta na faculdade. É a chance que temos de ter mais conhecimentos e fazer contatos na nossa área. É a nossa força de vontade nos move para essas novas buscas e aprender cada vez mais”.
Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086
debora.morais@hgf.ce.gov.br