II Jornada Multidisciplinar tem início no HGF
19 de dezembro de 2018 - 19:53
Teve início nesta terça-feira, 19, a II edição da Jornada Multidisciplinar do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado do Ceará. O evento, promovido pela Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa (Seap), teve como tema este ano “Desafios para a Integração Multiprofissional e Interdisciplinar”, no qual tem o objetivo de proporcionar conhecimento e troca de experiências entre os profissionais da saúde de diferentes especialidades, evidenciando a importância da interdisciplinaridade na assistência ao paciente no âmbito hospitalar.
A abertura do evento teve a participação de profissionais e gestores da Saúde. A coordenadora técnica e administrativa da Superintendência da Rede de Unidades da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SRU/Sesa), Adélia Bandeira, ressaltou a importância da valorização do profissional multidisciplinar.
“Ao longo dos anos, nós vamos crescendo e ampliando a nossa visão multiprofissional. Se nós não investimos nos profissionais, a gestão não é qualificada e nenhum processo se dá sem o auxílio deles, pois, fazer Saúde, é um ato que você agrega saberes, conhecimentos e vivencias multiprofissional. Só assim, podemos construir uma política pública forte”, destaca.
O presidente da Seap do HGF, Artur D’Almeida, compartilha do mesmo pensamento e reforça a troca de ideias entre os multiprofissionais.
“Essa interdisciplinaridade no âmbito hospitalar, só vem a aprimorar e ampliar a nossa atuação multiprofissional que é o melhor para o paciente”, conta.
Quem esteve presente na jornada foi o casal Maria Clara Rabelo, 21, e João Helder Fernandes, 21. Ela é estudante de nutrição e ele de fisioterapia, ambos estão próximos de concluir o ensino superior e falam da importância do aprendizado antes da vivência profissional.
“A gente sempre compartilhou dos mesmos pensamentos e quando vimos a jornada, na hora resolvemos participar. Sabemos como é importante, porque na área da saúde o contato é diretamente com o paciente, essa vivência é uma realidade diária e o trabalho em equipe é super importante, pois os profissionais compartilham o conhecimento entre várias áreas”, destaca o casal.
Na manhã de ontem, durante as mesas de discussão multiprofissional, o debate foi sobre os 30 anos do SUS e atuação multiprofissional na Saúde. As atividades encerram na tarde desta quarta-feira, 19. Durante os dois dias de programação, foram realizadas atividades como palestras, mesa redonda, apresentação artística e exposição da I Coletânea de Trabalhos Publicados do HGF.
Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086
debora.morais@hgf.ce.gov.br