Encerramento da 49º Reunião Anual do HGF

23 de maio de 2018 - 21:21

O último dia de debates da 49º Reunião Anual do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado do Ceará, marcou o encerramento das comemorações pelo aniversário da unidade, que chegou aos 49 anos. Com discussões acerca do bem-estar e da qualidade de vida dos colaboradores, o evento também foi marcado por painéis envolvendo o tema da reunião: Quem ama cuidar do outro, cuida primeiro de si.

alt

O ciclo de palestra foi aberto ainda na manhã desta quarta-feira, 23, pela chefe de psicologia do HGF, Jane Azevedo, abordando o tema: “O trabalho e suas implicações – Depressão, ansiedade, tristeza, angústia, estresse, reconhecimento e cuidado inicial”. As discussões seguiram com o cirurgião buco-maxilo-facial Eliardo Silveira, que ministrou a mesa “Saúde do trabalhador – Importância na qualidade de vida”, que tratou da promoção da saúde dentro das organizações, conscientizando quanto ao risco do acumulo de funções e trabalhando especificidades das mais diversas áreas hospitalares. A manhã foi finalizada com o alerta “Gerenciando o sobrepeso – Atividades físicas e hábitos alimentares”, atividade liderada pela fisioterapeuta Rejane Ponte.

Durante o turno da tarde, as comemorações pelos 49 anos do HGF chegaram ao fim com a conferência: “Encontrar um caminho para uma vida feliz em tempos difíceis”, promovida pelo idealizador do evento, Arthur D’Almeida, e seguida pelo debate sobre o filme “Minha vida sem mim”, com o diretor médico Walter Miranda, a chefe da clínica médica, Maiza Colares, e o documentarista Lucas M. Dantas. O especialista propôs que os espectadores buscassem se colocar no lugar dos personagens, tornando a experiência mais atraente e didática.

 

alt

 

“A construção que o roteiro faz é bem interessante, pois é um filme forte, com poucos momentos de alívio. A todo momento, nós ficamos na pele da personagem principal, então é um olhar bem aprofundado do cenário”, explica.

 

Após a exibição do filme, foi cantado os parabéns ao maior hospital da rede pública do Estado do Ceará.


O aniversário do HGF teve início na última segunda-feira, 21, com um ato ecumênico, onde reuniu profissionais, pacientes e acompanhantes, onde celebraram e agradeceram por mais um ano do hospital. Já, na terça-feira 22, aconteceu a abertura oficial da 49ª Reunião Anual da unidade, na ocasião do aniversário da unidade, alguns servidores aposentados foram homenageados e reconhecidos pelos serviços prestados no HGF.

 

HGF

Criado em 23 de maio de 1969, com 541 leitos, entre eletivos, emergência, obstetrícia e unidades de terapia intensiva adulto e neonatal, o HGF é referência em procedimentos de alta complexidade. Realiza transplantes, neurocirurgias e presta assistência em Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outras patologias neurológicas, ortopedia, obstetrícia de alto risco, tratamentos clínicos especializados. Integra a rede de Hospitais Sentinelas, Hospital Amigo da Criança, Rede Cegonha e Programa SOS Emergência, do Ministério da Saúde.

Maior hospital público da rede estadual, o HGF é referência em 33 especialidades e 64 subespecialidades. O hospital mantém o único banco público de olhos do Estado, fazendo a captação, preservação e distribuição de córneas para os 15 centros transplantadores de todo o Ceará. Além de realizar transplantes de córneas, faz transplantes de fígado, pâncreas e rim. O Hospital Geral é também um dos maiores centros de treinamento do País, certificado por portaria interministerial dos Ministérios da Saúde e da Educação como hospital de ensino, atuando na formação de médicos em 26 especialidades.

 


Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086
debora.morais@hgf.ce.gov.br