Abertura da Reunião Anual marca o dia de comemorações do aniversário do HGF
22 de maio de 2018 - 20:22
“Há 46 anos, eu tive a honra de nascer neste hospital, então para mim é muito emocionante participar de um ato como este. Eu não tenho filhos, mas Deus me deu a oportunidade de administrar 11 hospitais no Ceará. Gerir tantas unidades me faz sentir como mãe desses equipamentos, e, ainda que seja impossível afirmar que um filho é melhor que o outro, o HGF é aquele que eu tenho que dar mais carinho e atenção”, disse a titular da Superintendência de Apoio à Gestão da Rede de Unidades (SRU), da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Tânia Coelho, que representou o secretário da Saúde, Henrique Javi, na cerimônia de abertura da 49ª Reunião Anual do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), ocorrida na manhã desta terça-feira, 22. A solenidade integra a programação de comemoração pelos 49 anos do HGF.
Na ocasião do aniversário da unidade, alguns servidores aposentados foram homenageados e reconhecidos pelos serviços prestados no HGF. Tal reconhecimento foi destacado pelo diretor geral do hospital, João Batista Silva, que destacou a contribuição daqueles que fizeram e fazem do HGF o principal hospital do Ceará e um dos centros mais reconhecidos do Brasil.
“Hoje, nós estamos comemorando 49 anos que este hospital que acolhe os cearenses, e os irmãos dos mais diversos lugares do País, quando estão passando por um momento difícil em suas vidas. Mas estamos prontos e preparados para encontrar uma saída e para encher qualquer um de esperança, mesmo nas adversidades. Quando a gente fala do HGF, nós nos emocionamos, pois sabemos que assim como nós, que estamos trabalhando aqui, muitos outros profissionais competentes deixaram um pouco de si para tornar tudo isso possível. Me sinto honrado pela oportunidade que é estar a frente deste hospital”, destacou o titular da unidade.
Tendo como tema “Quem ama cuidar do outro, cuida primeiro de si”, a Reunião Anual foi aberta pela coordenadora de Gestão de Pessoas da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag), Silvana Dourado, apresentando a Conferência Magna, que abordou a qualidade de vida nas organizações de saúde.
Parte importante na idealização das comemorações pelos 49 anos do HGF, o presidente da Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa (Seap) do HGF, Artur D’Almeida, também se fez presente exaltando o trabalho em equipe e os laços que se renovam a cada aniversário.
“A cada reunião de aniversário, a Seap se renova. Aqui, o que nos uniu não foram as paredes deste imponente edifícil, mas sim os sonhos de cada um, pois é essa busca por um ideal que nos move. Os sonhos estabeleceram as estruturas dessa unidade, e segue nos fortalecendo em comunhão para que possamos promover a saúde e o bem-estar de todos, pois é melhorando nossa qualidade de vida que melhoraremos os nossos serviços”, salientou Arthur D’Almeida.
Durante esses dois dias de Reunião Anual, haverá palestras, sessão de cinema com debate sobre o filme exibido, momento no qual especialistas discutirão aspectos cinematográficos como do trabalho da equipe de saúde que aparece no filme. Também serão disponibilizados gratuitamente, serviços de saúde, documentação e lazer.
HGF
Criado em 23 de maio de 1969, com 541 leitos, entre eletivos, emergência, obstetrícia e unidades de terapia intensiva adulto e neonatal, o HGF é referência em procedimentos de alta complexidade. Realiza transplantes, neurocirurgias e presta assistência em Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outras patologias neurológicas, ortopedia, obstetrícia de alto risco, tratamentos clínicos especializados. Integra a rede de Hospitais Sentinelas, Hospital Amigo da Criança, Rede Cegonha e Programa SOS Emergência, do Ministério da Saúde.
Maior hospital público da rede estadual, o HGF é referência em 33 especialidades e 64 subespecialidades. O hospital mantém o único banco público de olhos do Estado, fazendo a captação, preservação e distribuição de córneas para os 15 centros transplantadores de todo o Ceará. Além de realizar transplantes de córneas, faz transplantes de fígado, pâncreas e rim. O Hospital Geral é também um dos maiores centros de treinamento do País, certificado por portaria interministerial dos Ministérios da Saúde e da Educação como hospital de ensino, atuando na formação de médicos em 26 especialidades.
Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086
debora.morais@hgf.ce.gov.br