HGF realiza ação para Segurança do Paciente

17 de abril de 2018 - 18:46

 

Nesta terça-feira, 16, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado, realizou no hall principal da unidade, por meio do Núcleo de Segurança do Paciente e Qualidade Hospitalar (NSPQH), uma ação em alusão a Semana Nacional de Segurança do Paciente. A atividade tem como objetivo, sensibilizar profissionais de saúde e pacientes, para a segurança baseada nas metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), do Ministério da Saúde (MS), através de ações educativas e lúdicas.

Quem também colaborou com a ação foi a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Gerência de Risco, Estomaterapia e Núcleo de Epidemiologia Hospitalar (NHE), orientando e distribuindo material de divulgação para ajudar a fomentar discussões, acerca da Segurança do Paciente.

De acordo com a administradora do Núcleo de Segurança do Paciente e Qualidade Hospitalar (NSPQH) do HGF, Fátima Marrocos, o evento vem trazer mais para perto dos profissionais e pacientes, uma maior aplicação das seis metas de segurança.

“Buscamos com essa ação educativa, criar uma cultura para se falar mais nas unidades sobre a Segurança do Paciente que são medidas simples, para evitar eventos adversos. Ao todo, são seis recomendações que temos que seguir”, fala a administradora.

alt

A recepcionista Maria do Livramento, 50, trabalha na unidade há 12 anos. Para ela, a importância de realizar atividades desse porte, voltada para todos os profissionais é essencial para a melhoria contínua do cuidado.

“No HGF, nós temos pacientes de todos os tipos que precisam de todo tipo de suporte permanentemente. A atividade de hoje foi boa para mostrar a todos esses cuidados que nós devemos ter com o paciente, pois ele não tem só o cuidado médico, nós que desempenhamos outras funções, também participamos de certa forma desse cuidado”, fala a colaboradora.

A Semana de Conscientização da Segurança do Paciente faz parte das ações incentivadas pelo MS em comemoração ao PNSP. O Programa foi lançado em 1º de abril de 2013. Em 2016, o MS lançou o “abril pela Segurança do Paciente” para motivar os serviços de saúde do país a realizarem ações de conscientização para as metas do PNSP.

As seis metas da segurança do paciente são:

– Identificar corretamente o paciente;
– Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde;
– Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;
– Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e pacientes corretos;
– Higienizar as mãos para evitar infecções;
– Reduzir o risco de quedas e ulcera por pressão.

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086
debora.morais@hgf.ce.gov.br