HGF conta há nove anos com Sala de Vacina

13 de abril de 2018 - 14:43

A vacinação é uma das maneiras mais eficazes de prevenir doenças. Ao longo das últimas décadas, o Ceará tem ampliado a imunização da população e o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) cumpre importante papel nessa missão. A unidade conta há nove anos com o apoio da Sala de Vacina, que facilitou o acesso da população às vacinas.

O local disponibiliza vacina para adultos e crianças de até um ano de idade e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Somente em 2017, o setor atendeu em média 534 pessoas por mês e realizou 10.544 imunizações. Até março de 2018 já foram atendidos 1.273 pacientes e 2.227 pessoas foram imunizadas.

alt

A enfermeira e coordenadora da sala de vacina do HGF, Maria das Graças Carvalho, 67, explica que, graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas.

“Graças a Deus que, com as campanhas, as pessoas estão procurando mais se proteger. Vacinando as crianças é a melhor maneira de evitar as doenças no futuro, pois mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar”, explica a enfermeira.

Valência Pereira, 28, é mãe de primeira viagem do pequeno Israel Joshua Pereira, de apenas um dia de vida. Ela está internada no pré-parto da unidade, pois teve uma gravidez de alto risco. A pacienteressalta a importância da vacinação nas crianças recém-nascidas.

Acho muito importante a questão de vacinar as crianças o quanto antes, pois isso os previne de várias doenças. Eu recomendo as mães que não deixem de vacinar os seus filhos, mesmo que seja sofrido você ouvir aquele chorinho”, diz a mãe.

alt

Quem também passou pela sala de vacina do HGF foi a dona de casa Janeide Mendes, que estava acompanhando a irmã em uma colonoscopia. Ela conta que só costuma se vacinar em épocas de campanha.

Eu nunca fui de acompanhar muito, então tenho algumas vacinas atrasadas. Hoje aproveitei que vim aqui com minha irmã e estou tomando a de tétano e hepatite”, conta.  

Os benefícios da vacinação são para toda a população, para que fique imunoprotegida das doenças. A maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacina são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contêm os agentes infecciosos. Assim, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados.

Imunização

O Programa Nacional de Imunização (PNI), foi criado em 1973 com o objetivo de organizar a política nacional de vacinação, contribuindo para o controle, a eliminação e erradicação de doenças imunopreviníveis. O PNI define os calendários de vacinação considerando a situação epidemiológica, o risco, a vulnerabilidade e as especificidades sociais, com orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e povos indígenas.

A população brasileira tem acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). São mais de 300 milhões de doses anuais distribuídas em vacinas, soros e imunoglobulinas.

Veja abaixo as vacinas que são disponibilizadas no HGF:

alt

 

 

Fotos: assessoria de Comunicação do HGF

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086
debora.morais@hgf.ce.gov.br