HGF realiza ação de conscientização no Dia Nacional da Disfagia

20 de março de 2018 - 20:09

Nesta terça-feira, 20, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado do Ceará, através do serviço de fonoaudiologia, realizou uma ação sobre o Dia Nacional de Atenção a Disfagia. A atividade teve o objetivo de orientar pacientes e acompanhantes, além de chamar a atenção da sociedade para as alterações e consequências da Disfagia.

A fonoaudióloga do HGF, Maria Aline Lima, explica que algumas pessoas têm problemas de deglutição e às vezes não sabem a que profissional recorrer.

“Existem muitos pacientes que não têm condições de se alimentar por via oral, precisam de sonda e podem ter acabar sofrendo uma pneumonia por broncoaspirar, o quadro chega a uma situação em que muitas pessoas não sabem como procurar ajuda ou quem cuida dessa doença, por isso ações desse tipo carregam enorme relevância”, fala a profissional.

alt

A disfagia é a dificuldade de deglutição. Pessoas com má formação do sistema digestivo, fissura lábiopalatina, síndromes, doenças neurológicas, traumatismos crânioencefálicos, alterações mecânicas e idosos, possuem mais riscos de apresentar a doença. O idoso está mais suscetível devido o envelhecimento natural que pode ocorrer perda da força muscular e redução de velocidade, precisão e coordenação dos movimentos dos órgãos fonoarticulatórios.

As complicações da disfagia ocasionam aumento do risco de pneumonia aspirativa, aumento do tempo de internação e impacto da qualidade de vida sendo de extrema importância a procura por um fonoaudiólogo, que é o profissional habilitado a realizar avaliação e reabilitação da disfagia orofaríngea.

 

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086
debora.morais@hgf.ce.gov.br