HGF forma 103 novos residentes
23 de fevereiro de 2018 - 20:28
Na noite desta quinta-feira, 22, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado do Ceará, através da Comissão de Residência Médica (Coreme), entregou o título de especialista à 103 residentes médicos que atuaram na unidade. A cerimônia aconteceu no auditório principal da unidade.
O evento contou com a participação do neurologista Norberto Anízio Ferreira Frota, coordenador geral da Coreme, do presidente da Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa (Seap), José Artur D’almeida, e da diretora da coordenação estadual de residência médica, Alcilea Leite de Carvalho, além de profissionais do hospital e dos formandos.
Para Norberto Frota, o título entregue representa a todo o esforço e dedicação empregados na carreira, além de o HGF marcar a jornada profissional de cada um.
“A primeira turma de neurocirurgia do HGF está concluída. Todos se dedicaram muito a esta casa e, por mais que busquem outros ares, aqui sempre será a casa de vocês. Saibam que os desafios são enormes, mas graças a dedicação, ao desempenho e a boa vontade de vocês em fazer mais, saem daqui muito bem formados”, explanou o neurologista.
Para José Artur D’almeida, a noite desta quinta-feira é um marco para o HGF, e reafirma o papel educador que a unidade exerce na medicina brasileira.
“Como preceptor e como cidadão, é muito importante o papel formador que os especialista do HGF tem hoje, algo que é reconhecido por todos na área de saúde e governamental. Todos têm um olhar diferenciado para o HGF nesse sentido. Uma gota no oceano não é uma gota perdida, é uma gota protegida, então tentem ficar juntos, assumam o papel dentro da sociedade, o brasileiro precisa disso. Tenham uma atitude participativa em relação a sociedade”, ressaltou o presidente da Seap
O orador Heleno Luís Gomes Barbosa, relembrou os sacrifícios feitos ao longo da vida acadêmica e garantiu que o esforço foi recompensado com o título de especialista recebido.
“Sempre soube que queria ser um cirurgião, mas confesso que não sabia a especialidade, escolhi a neuro meio que por acaso, e hoje estou aqui, muito satisfeito com minha escolha. Comecei assim que tive um filho, mal o vi crescer durante mais de dois anos em função da minha escolha, mas todo sacrifício tem sua recompensa, e hoje começa a minha”, avaliou o neurocirurgião.
Residência
A residência médica é uma modalidade de esnsino de pós-graduação/especialização, destinada a médicos. Funciona em instituições de Saúde sob a orientação de médicos mais experientes, os preceptores. O programa de residência, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista e amplia o conhecimento da sala de aula com a prática dos hospitais.
O HGF é um dos maiores centros de treinamento do País, certificado por portaria interministerial dos Ministérios da Saúde e da Educação como hospital de ensino, atuando na formação de médicos em 26 especialidades: anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia digestiva, cirurgia plática, cirurgia vascular, clinica médica, endocrinologia, endoscopia, gastroenterologia, hematologia, mastologia, medicina intensiva, nefrologia, neurologia, obstetrícia e ginecologia, oftamologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, neonatologia, neurocirurgia, reumatologia pediátrica, radiologia, reumatologia, urologia e transplante renal.
Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086
debora.morais@hgf.ce.gov.br