Banco de Leite Humano do HGF precisa de doação para o Carnaval
1 de fevereiro de 2018 - 19:59
O mês de fevereiro chegou e com ele vem o Carnaval. A cidade já está no clima carnavalesco com os blocos de pré-carnaval e a chegada de mais um feriado prolongado. Nesse período, porém, as doações no Banco de Leite do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado do Ceará, costumam cair. Para não faltar leite materno para os 40 bebês que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), o HGF lembra às mães que estão amamentando sobre a importância de doar.
Maiane Almeida de Sousa, de 29 anos, está na unidade acompanhando a mãe que está internada por conta de um Acidente Vascular Cedebral (AVC). Ela é mãe de duas meninas, uma de sete anos e outra com apenas um mês. Ela conta que nas duas gestações sempre produziu bastante leite, mas que só veio realizar as doações, após o nascimento da segunda filha.
“Eu tenho tanto leite que o peito fica doendo quando eu não tiro. Como eu estou aqui no HGF, fiquei sabendo da existência do banco e aproveitei para fazer a doação. Foi a melhor coisa. Se eu tenho tanto leite, porque não ajudar as outras mães que precisam?”, explicou.
Por acompanhar a mãe, Maiane não tem como amamentar a filha mais nova e em casos assim é orientado deixar leite estocado para os bebês. Em casa mesmo, a doadora deve separar um recipiente de vidro ou de louça para fazer a coleta e um outro recipiente de mesmo material, com tampa plástica, para guardar o leite no congelador ou freezer. Após a retirada dos rótulos, os recipientes devem ser lavados e fervidos em água por até 15 minutos, junto com as tampas. Em seguida, é só deixar escorrer sobre um pano limpo e começar a utilizar em seguida.
A enfermeira do BLH, Saionara Oswaldina, ressalta importância de doar, além de alertar para uso correto do leite guardado.
“As doações são muito importante e se tornam fundamentais durante os feriados mais prolongados. É primordial que a mãe, ao retirar o leite, faça o correto asseio e esteja em um ambiente limpo e arejado. Quando ela for fazer o uso desse leite que ela congelou, que vale até 12 horas fora da geladeira, ela deve tirar somente o necessário para alimentação do bebê e não pode guardar o restante que sobrou, descartando o excedente”, fala a enfermeira.
Em 2017, o Hospital Geral de Fortaleza realizou 8.323 atendimentos às mães que buscam orientações no Banco de Leite Humano. Os números registrados superaram o índice de 2016, quando foram feitos 4.971 atendimentos. Além do acompanhamento às mães com dificuldades na amamentação, o banco é responsável pela captação, pasteurização e distribuição de leite para os recém-nascidos internados na UTIN.
Doações de Frascos
A utilização dos frascos é ideal para guardar o leite doado, destinado aos recém-nascidos internados na Unidade Neonatal. Além disso, eles são encaminhados para a casa das mães doadoras, para serem utilizados como recipiente correto para manter o leite no freezer ou congelador até o momento da doação. Os frascos de vidro doados passam por um processo de higienização e esterilização. Primeiro, é feita a lavagem, depois é a vez da estufa, onde acontece a secagem, em seguida, os frascos são esterilizados e, por fim, embalados. Após esse processo, eles estão prontos para serem encaminhados para a casa das mães doadoras.
Cuidados com a higiene
Quando for coletar o leite, o local escolhido precisa ser limpo e arejado. O primeiro passo é prender os cabelos e fazer a higiene das mãos. Isso vai evitar que o leite seja contaminado e desperdiçado. Após a coleta, o leite vai para o segundo recipiente de vidro. Em seguida, já tampado, o recipiente deverá ser guardado no congelador. Sempre que fizer a coleta, a mãe deve colocar o leite no mesmo recipiente até atingir a marca de dois dedos antes da tampa. Quando isso acontecer, é só ligar para o HGF e uma equipe será enviada à casa da doadora para buscar a doação.
Ligue para Banco de Leite Humano do HGF
As mães que nunca doaram e também as que já fazem a doação podem ligar para o número (85) 3101.3335 e tirar todas as dúvidas. Por telefone ou pessoalmente, o banco de leite do HGF possui uma equipe especializada para transmitir todas as orientações e informações sobre doação, aleitamento materno, cuidados com a mama e com o bebê, entre outros questionamentos.
Serviço:
Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 16h
Rua Ávila Goulart, 900, Papicu, Fortaleza
(85) 3101-3335
Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086
debora.morais@hgf.ce.gov.br