Pacientes, acompanhantes e servidores do HGF recebem orientação de combate ao Aedes aegypti
24 de janeiro de 2018 - 20:46
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Estado, recebeu nesta quarta-feira, 24, a visita de técnicos do Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet), da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (Coprom), da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). A visita teve como objetivo alertar pacientes, acompanhantes e funcionários do hospital sobre os riscos da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika.
Para a dona de casa Cristina Rodrigues de 42 anos, que está na unidade acompanhando a mãe, internada por conta de uma hipercalemia (nível de potássio elevado no sangue), essas ações de combate são importantes para a conscientização das pessoas.
“Não é todo mundo que tem o conhecimento sobre essas doenças, então a disseminação de ações como essa, ajudam para que elas fiquem cada vez mais informadas e possam se prevenir”, falou.
A gerente do serviço de hotelaria do HGF, Eliana Lima, também avalia a ação como fundamental e garante que o setor trabalha com atenção para evitar as condições necessárias para a proliferação do vetor.
“É importante que as pessoas se conscientizem sobre manter o ambiente limpo e ter boas práticas. No HGF, diariamente nós realizamos o trabalho de limpeza da área externa e interna, e para isso continuar a ter sucesso, nós precisamos cada vez mais da colaboração dos usuários”, ressaltou.
O técnico do Nuvet Airton barros, elogiou o trabalho de prevenção realizado no HGF e explicou que a equipe estará visitando as unidades públicas, a fim de conscientizar e informar sobre as arboviroses.
“A forma de combate está sendo de prevenção de imediato. Estamos fazendo toda a conscientização para poder ativar as pessoas e no HGF esse trabalho está sendo muito bem elaborado, o ambiente está nota 10 e isso não deve parar”, relatou o técnico.
Combate ao Mosquito
Até o fim de janeiro, outros hospitais da rede estadual de saúde irão receber a visita da equipe técnica do Nuvet, que levará orientações no combate ao mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya.
Para a prevenção das doenças, é fundamental evitar o acúmulo de água parada que não pode ser protegida, especialmente nesse período de chuvas. A fêmea põe os ovos e no primeiro contato com as gotinhas de água eclodem, viram larvas, pupas e depois o mosquito adulto. Com as condições de temperatura e umidade do Ceará, em até oito dias, o ovo, em contato com a água, vira mosquito.
Separar o lixo em sacos plásticos e colocá-los na rua somente no horário de coleta, evitando o acúmulo de resíduos em locais públicos como calçadas, praças, meio-fio é um dos principais cuidados para manter a saúde individual e coletiva. Até mesmo uma tampinha de refrigerante, um simples copo descartável ou uma sacola de plástico podem acumular água e virar criadouro do vetor.
Outras ações que devem ser realizadas regularmente para evitar focos do Aedes aegypti são: limpar as calhas, tampar e vedar bem quaisquer recipientes que podem acumular água, como potes, pneus, barris e caixa d’água, que deve ser mantida limpa. Atitudes fáceis e que ajudam na prevenção e no controle do mosquito.
Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086
debora.morais@hgf.ce.gov.br