HGF realiza palestra em alusão ao Janeiro Branco

24 de janeiro de 2018 - 16:49

“Quem cuida da mente, cuida da vida”, esse é o tema de 2018 da campanha Janeiro Branco, ação nacional iniciada em 2013 por um grupo de psicólogos do estado de Minas Gerais que trata da Saúde Mental. Pensando nisso, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado do Ceará, aderiu à campanha e realizou nesta quarta-feira, 24, no auditório principal da instituição, um debate sobre a temática com os servidores da unidade.

“Normalmente, todo começo de ano, nós somos acostumados a fazer planos. Almejamos coisas novas para o ano que se inicia, então, aproveitando isso, vamos instigar as pessoas a pensar sobre a saúde mental e inquietações como o sentidos da vida, propósitos existenciais, equilíbrio emocional e se eles são, ou não, verdadeiramente felizes”, explana a idealizadora do evento no HGF, a psicóloga Jane Eyre Azevedo.

Em uma época em que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo (segundo dados dos Ministérios da Saúde, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão), a campanha Janeiro Branco propõe-se a fazer do mês um momento dedicado às reflexões, às orientações e ao planejamento de ações estratégicas em prol da Saúde Mental nas vidas de todas as pessoas e em todos os ambientes em que elas estejam, em especial, daquelas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de entrar em contato com essas reflexões, orientações e ações.

São 322 milhões de pessoas com depressão em todo o mundo, 4,4% da população e 18% a mais do que há dez anos. De acordo com o MS, no Brasil, em 2015, eram 11,5 milhões com a doença, correspondente a 5,8% da população nacional, e 18,6 milhões sofrem transtorno de ansiedade, equivalente a 23, 9,3% dos brasileiros. 

alt

Para a diretora de Recursos Humanos do HGF, Elliciane Oliveira, trazer esse tema de difícil abordagem para a unidade é de grande relevância para os profissionais.

“O objetivo do nosso evento foi convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito dela, saber o quanto elas conhecem sobre si mesmas, sobre suas emoções, seus pensamentos e seus comportamentos. Espero que façamos do mês de janeiro uma nova página onde pode ser reescrita uma nova história a depender das nossas ações”, explana a gestora.

O HGF presta serviço de psicologia hospitalar a pacientes e funcionários que atuam dentro do hospital. O atendimento não é agendado ao público. Por mês, a psicologia atende 135 pessoas e a psiquiatria 94.

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086
debora.morais@hgf.ce.gov.br