Ministério da Educação aprova Residência em Odontologia Hospitalar do HGF
19 de janeiro de 2018 - 19:27
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Ceará, ganhou mais uma residência para os profissionais da saúde. Na quarta-feira, 17, o Ministério da Educação (MEC) aprovou o programa de Residência em Odontologia Hospitalar do HGF. A partir de agora, graduados ou acadêmicos cursando o último semestre da graduação em odontologia poderão se especializar no HGF.
De acordo com o Elialdo Silveira, chefe do setor de odontologia do HGF, o edital para formação da primeira turma de residentes em Odontologia Hospitalar será publicado na próxima semana. Segundo ele, essa é mais uma conquista para os serviços de odonto e traumatologia Buco-Maxilo-Facial. “Em 2016, nós tínhamos conseguido a primeira residência em Buco-Maxilo-Facial e desde então, nós também estávamos tentando a de odontologia. Agora, esse resultado saiu e fomos aprovados pelo MEC para poder realizar o curso na unidade”, comemora.
A Residência em área profissional da saúde é um programa de pós-graduação lato sensu (especialização), modalidade treinamento em serviço, para profissionais da saúde, exceto o médico, com pleno gozo de direitos para exercício profissional em todo território brasileiro, regulamentada pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).
O programa de treinamento em serviço da Residência em Odontologia Hospitalar é cumprido em regime de dedicação exclusiva (Lei no 11.129/2005), não podendo o residente desenvolver outras atividades profissionais, públicas ou privadas, no período da realização da mesma. Tem duração mínima de dois anos, 60 horas semanais, equivalente a uma carga horária mínima total de 5.760 horas incluindo plantões diurnos e noturnos, em sábados, domingos e feriados.
Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br