Antes do Natal, doe leite materno no HGF e ajude a salvar vidas
7 de dezembro de 2017 - 20:34
É comum a redução de doações nos bancos de leite em feriados como Natal e Ano Novo. Por isso, antes de viajar com a família, as mães que estiverem amamentando e tenham leite excedente podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano (BLH), do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), através do número: (85) 3101-3335 ou procurar atendimento pessoalmente no banco, que fica localizado na Rua Riachuelo, 900, Papicu. Hospital da rede pública do Governo do Ceará, o HGF garante atendimento a todas as gestantes e mulheres que estejam amamentando.
“Precisamos das doações, mas também estamos disponíveis para fazer o atendimento a qualquer hora à mãe que precisar tirar as dúvidas ou apresentar problemas na amamentação”, explica Saionara Oswaldina de Sousa, enfermeira do banco de leite do HGF. Foi o que aconteceu com a dona de casa Roseane Brandão, de 29 anos, mãe do pequeno Whatson Brandão, de 11 dias. Ela conta que ele é seu terceiro filho e que a criação dos dois primeiros foi tranquila, mas com o Whatson, há dificuldade ao amamentar.
“Eu venho monitorando há alguns dias que ele está perdendo peso. Nessa última semana, ele chorou muito. Às vezes ele fica saciado com o leite, mas ultimamente não está mais conseguindo mamar e meu peito está ficando muito dolorido. Eu vim em busca de ajuda aqui no banco de leite, pois sei que a equipe é bem capacitada e vai nos ajudar”, fala a mãe.
Roseane recebeu atendimento nesta quinta-feira, 7, e ficou em torno de uma hora no banco de leite do HGF, realizando os procedimentos necessários para amamentar. Também recebeu orientações sobre amamentação e esclarecimentos de como fazer a doação. “Eu me sinto bem melhor e espero depois conseguir doar leite, pois eu sei da importância que é esse ato de amor. Além de ajudar os bebês que precisam, eu sei que também estou ajudando as mães. Eu ficaria muito feliz em saber que uma mãe doou seu leite para poder ajudar meu filho”, declara.
Doe leite materno
Toda mãe que amamenta pode ajudar a manter o estoque do Banco de Leite Humano do HGF e ajudar os bebês hospitalizados. Para doar, a mãe pode ir até o banco de leite do hospital ou ligar para o (85) 3101-3335 e solicitar a coleta do leite materno na própria residência. O HGF tem um veículo que recolhe o leite todos os dias da semana, em dois turnos. As equipes levam às mães um kit doação para realizar a ordenha de forma correta. “É preciso conscientizar as mães que produzem leite em excesso para que queiram doar, pois a doação é essencial e nós contamos sempre com a ajuda delas para que os bebês consigam se alimentar e crescer com saúde”, ressalta Saionara.
O banco de leite do HGF também está preparado para fazer atendimentos às mães que necessitam de cuidados especializados. Há uma estrutura definida, conforme o Ministério da Saúde, com sala de espera; consultório; laboratório; sala de ordenha, utilizada pelas mães que estão em atendimento, além da sala de ordenha da UTI neonatal, utilizada pelas mães que tiram o leite diariamente para os filhos que estão internados; sala de atendimento individual, para as mães que estão em casa e procuram ajuda do banco, e Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta (Samta), para as funcionárias do hospital que retornaram ao trabalho e continuam a amamentar.
O Hospital Geral de Fortaleza já realizou, de janeiro a novembro deste ano, 7.905 atendimentos às mães que buscam orientações no Banco de Leite Humano. Os números registrados em 2017 já superam o índice de 2016, quando foram feitos 4.971 atendimentos. Além do acompanhamento às mães com dificuldades na amamentação, o banco é responsável pela captação, pasteurização e distribuição de leite para os recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).
O Banco de Leite Humano do HGF atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e realiza frequentemente campanhas para a arrecadação de frascos de vidro, usados para armazenar o leite materno doado. Os vidros doados devem ter tampa de plástico, como aqueles de maionese ou café solúvel.
Serviço:
Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 16h
Rua Ávila Goulart, 900, Papicu, Fortaleza
(85) 3101-3335
Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF