Workshop atualiza profissionais no tratamento de infecções fúngicas
23 de novembro de 2017 - 14:36
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Ceará, através da Comissão de Controle Infecção Hospitalar (CCIH), realiza neste sábado, 25, às 8 horas, no auditório principal da unidade, o workshop “Atualização em Tratamento de Infecção Fúngica”. O evento tem como objetivo atualizar os profissionais de saúde no aspecto de controle antibacteriano e antifúngico, além de fazer parte da programação de encerramento do curso de Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Iras).
O workshop é voltado para todos os profissionais da saúde do ensino superior e irá abordar assuntos como a revisão de infecção fúngica, os novos critérios e os novos tratamentos que são utilizados pelos profissionais da saúde. A programação contará ainda com palestras dos profissionais de infectologia do HGF, além da palestra final com o infectologista e professor de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Márcio Moore Nucci, que falará sobre infecções fúngicas em pacientes imunossuprimidos.
Iniciado em abril deste ano, o curso de Prevenção e Controle de Iras teve duração de oito meses, com aulas em um sábado por mês e carga horária de 80 horas/aula. Foi ministrado por profissionais da CCIH, juntamente com a equipe multidisciplinar que atua no HGF, além de profissionais convidados de outras unidades de saúde abordando temas de importância, como: Gestão Clínica de Antimicrobianos, Precauções de Isolamento e Terapia Antifúngica.
A segurança do paciente é essencial para garantir a qualidade do cuidado aos pacientes, acompanhantes, visitantes e aos profissionais de saúde, em particular, nos cuidados com os eventos adversos (incidentes com danos ao paciente). E a higienização das mãos é a principal ação de prevenção a infecções hospitalares. Pesquisa da ANVISA divulgada em 2006 sobre a situação de 4.148 hospitais do país demonstrou uma taxa global de infecções de 9%, com 14% de mortalidade associada. No Ceará os indicadores se aproximam e, em 2010, o Comitê Estadual de Controle de Infecção em Serviço de Saúde identificou taxa de infecção hospitalar de 8,4%. Pelo Programa Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, os hospitais são obrigados a manter comissões permanentes de controle das infecções hospitalares.
Serviço:
Workshop em Atualização em Tratamento de Infecção Fúngica
Data: 25 de novembro de 2017
Horário: 8 horas
Local: Auditório principal do HGF, Rua Ávila Goulart, 900, Papicu, Fortaleza
Mais informações com a Comissão de Controle Infecção Hospitalar: (85) 3101.3184
Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF