HGF é premiado em congresso de transplante
31 de outubro de 2017 - 20:08
A unidade de transplante do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado do Ceará, foi agraciada com o prêmio Emil Sabbaga, durante o XV Congresso Brasileiro de Transplantes, realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, entre os dias 18 e 21 de outubro. O prêmio escrito na categoria Rim teve como tema: Desfechos do transplante com rins de doadores falecidos com lesão renal aguda grave, preservados em máquina de perfusão pulsátil: Experiência de centro único.
Ronaldo Matos Esmeraldo, chefe do setor de transplante do HGF, ressaltou que a premiação mostra a importância do serviço de transplante da unidade.
“Esse prêmio é um reconhecimento da comunidade transplantadora à qualidade do trabalho realizado por toda a equipe do setor de transplantes do HGF. Fico muito agradecido e honrado com a premiação”, destacou.
Além do cirurgião geral, quem também participou do trabalho foram as cirurgiãs Petrucia Maria Antero Pinheiro e a cirurgiã geral e chefe do setor do transplante hepático do HGF, Ivelise Regina Canito Brasil, além da nefrologista Tainá Veras Sandes-Freitas e a enfermeira Celi Melo Girão.
Prêmio Emil Sabbaga
O prêmio Emil Sabbaga foi uma iniciativa do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos –(ABTO), com apoio da diretoria executiva desta associação, na gestão 1997/1999.
O prêmio visa estimular a criação e a pesquisa na área de transplantes por parte dos jovens dedicados a quaisquer áreas científicas relacionadas aos transplantes de órgãos no Brasil. Será administrado pelo Presidente e Secretário do Conselho Consultivo da ABTO.
O Conselho Consultivo também será responsável pela nomeação do comitê científico julgador destes trabalhos.
Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF