HGF realiza debate sobre a prevenção ao câncer de mama

23 de outubro de 2017 - 20:27

O combate ao câncer de mama vem ganhando força nos últimos anos, porém, apesar dos esforços, a tipo segue sendo o que mais atinge as mulheres em todo o mundo. Como parte da proposta de conscientizar a população sobre a doença e o Outubro Rosa, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado do Ceará, promoveu, na tarde desta segunda-feira, 23, uma mesa de debate com profissionais da unidade. A ação, realizada pelo serviço de Mastologia, contou com a participação de médicos mastologistas, diretores, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e outros colaboradores do hospital, além do Movimento Outubro Rosa.

Os especialistas destacaram, sobretudo, que o exame preventivo é a chave principal para combater o câncer, uma vez que a taxa de letalidade da doença é baixa se a patologia for diagnosticada ainda no início. O diretor geral do HGF, João Batista Silva, participou da mesa de abertura do evento e destacou que é importante a disseminação do assunto entre as mulheres.

“Acho de grande importância nós realizarmos esses eventos, principalmente dentro do hospital, pois precisamos cada vez mais alcançar o maior número de mulheres para aderirem a essa causa. Não faz sentido que, em uma época como a atual, a desinformação acerca do tema ainda vitime tantas mulheres”, declarou o gestor.

Quem compartilha de opinião parecida é a coordenadora do Movimento Outubro Rosa, Valéria Viana, que é uma das lideranças do grupo que tenta informar sobre o câncer de mama há quase uma década.

“Nós estamos há pouco mais de 9 anos na luta para levar informações sobre a doença, e o nosso objetivo é esclarecer cada vez mais a sociedade sobre a doença, sobre como nós podemos nos prevenir”, disse a coordenadora.

 alt

Combate
Maior hospital da rede pública do Estado do Ceará, o HGF atua com excelência no combate ao câncer de mama, através do setor de Mastologia. O coordenador do serviço, Marco Antônio Nasser, explanou sobre o trabalho realizado pelos profissionais da área.

“Criado em 4 de fevereiro de 2004, o setor de Mastologia do HGF busca atender de forma resolutiva, humanizada e moderna o maior número possível de mulheres com problemas mamários, elevando a prioridade aqueles casos que exigem uma atenção redobrada. Aproximadamente, 200 mulheres por mês realizam um primeiro atendimento ambulatorial no setor, uma marca relevante”, destaca Nasser.

A Mastologia do HGF conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e nutricionistas, que atuam em uma estrutura formada por enfermaria, ambulatório, complexo cirúrgico e área para reuniões científicas. O atendimento acontece nos períodos da manhã e da tarde, às terças e sextas-feiras.

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF