HGF e Unifor realizam ação no Dia de Doação de Leite Humano

19 de maio de 2017 - 20:00

Nesta sexta-feira, 19, o Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Ceará, em conjunto com a Universidade de Fortaleza (Unifor), realizou uma manhã de atividades relacionadas à sensibilização ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

Durante a ação, houve um momento com orientações sobre amamentação, alimentação das mães, dormidas do bebê, banho, higienização, além da realização dos testes de orelhinha, ouvidinho, linguinha e vacinas. Shirlene Augustinho tem 30 anos e é mãe pela terceira vez. Ela foi uma das que receberam dicas para cuidar do pequeno Calebe Augustinho de 36 dias. Shirlene elogiou a iniciativa dos profissionais de saúde.

“Esse atendimento que elas realizam é muito bom, sabe? A gente se sente acolhida nesse momento tão delicado das nossas vidas, porque tudo muda. A gente se preocupa muito e tem um cuidado extremo com os nossos filhos. Isso mexe muito com a gente”, explicou a mãe de Calebe.

alt

A enfermeira assistente do Banco de Leite do HGF e professora da Unifor, Ana Márcia Bustamante, conversou com mães e profissionais que estavam presentes no evento sobre a importância da conscientização da doação.

“É importante que as mães que nunca doaram, saibam que nós temos na Unifor um Posto de Coleta de Leite Humano, além do Banco de Leite do HGF. Quem puder doar ou quem quiser se tornar uma doadora pode ir a um desses dois locais que terão todo o atendimento e orientação necessária durante esse processo. Nós sempre seremos gratos por esse gesto de amor”, ressalta a enfermeira.

O posto, vinculado ao HGF, fica no primeiro andar do Núcleo de Atenção Médica Integrada ( Nami), da Unifor, e  conta com uma Sala de Apoio à Amamentação para alunos, funcionários e moradores do bairro que quiserem fazer a doação de leite humano.

alt

Melhor alimento

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês recebam leite materno até os dois anos ou mais associado à alimentação complementar saudável, sendo exclusivamente até o sexto mês de vida. Além de fazer bem para a saúde da mãe e do filho, o aleitamento materno é a forma mais econômica e ecológica de alimentar uma criança.

A maioria das mulheres que estão amamentando produzem leite em excesso, especialmente do terceiro ao quinto dia após o parto. A produção do leite depende do esvaziamento da mama e, quanto mais a mulher esvazia as mamas, mais leite ela será capaz de produzir. 

Assim, as mães que desejam doar leite materno para ajudar na recuperação dos bebês hospitalizados podem estocar o leite em vidros de café solúvel esterilizados e doá-los para os bancos de leite humano. O leite deve ser conservado no congelador por até 10 dias. E caso seja descongelado, não pode ser congelado novamente.

Doação

Toda mãe que amamenta pode ajudar a manter o estoque do Banco de Leite Humano do HGF e ajudar os pequenos. O processo de captação é simples e rápido. Para doar leite humano, a lactante pode vir até o banco de leite do hospital ou ligar para o 85. 3101.3335 e solicitar a coleta do leite na própria residência. O HGF conta com um veículo que recolhe o leite todos os dias da semana, em dois turnos. As equipes levam às mães um kit doação para realizar a ordenha de forma correta.

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF