HGF orienta sobre Doença de Parkinson
11 de abril de 2017 - 20:27
Um dia dedicado a orientações a respeito de uma das mais temidas doenças existentes. Foi assim que o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), em parceria com o Shopping RioMar Fortaleza, promoveu o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. A ação, liderada pela equipe de neurologia, ofertou aos clientes dicas de como detectar as primeiras manifestações dos sintomas, além de desmistificar o tratamento.
O HGF, maior hospital da rede pública do Governo do Ceará, deixou o ambiente hospitalar, nesta terça-feira, 11, com o objetivo de inserir a atenção com a doença de Parkinson ao cotidiano da população. No piso E2 do RioMar, a vendedora Ângela Menezes, 46, conferiu a atividade e destacou a importância da mobilização.
“É muito bom quando acontecem essas ações sociais, pois nós sabemos que muitas pessoas não tem acesso a esse tipo de atendimento”, conta.
Quem também esteve por lá foi a vendedora Joana Viera, de 42 anos, para ela é importante que as pessoas saibam prevenir os sintomas, antes que alguma doença apareça.
“Muita gente não sabe identificar quando alguém está doente ou se tem alguma doença, porque elas não conhecem os sintomas ou simplesmente não sabem do que se trata. Essa falta de informação é prejudicial para nós, por isso que essa aproximação dos médicos com o público é legal”, ressalta.
Ao longo de 2016, o ambulatório de distúrbios de movimentos da neurologia do HGF, realizou 1.050 atendimentos de pacientes com Parkinson, uma média de 87 atendimentos por mês. O paciente com suspeitas ou diagnóstico de Parkinson, após consulta no posto de saúde mais próximo da sua casa, é encaminhado pela Central de Regulação para atendimento no Hospital Geral de Fortaleza. O atendimento no ambulatório de neurologia acontece todas as quintas-feiras pela manhã de 7h ao meio-dia.
Atualmente, a doença de Parkinson atinge 4 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo aproximadamente 300 mil brasileiros, conforme dados da Associação Brasil Parkinson. O mal de Parkinson, como também é conhecida, é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, lentamente progressiva e sem causa conhecida, se caracterizando pela rigidez muscular, tremores, diminuição da mobilidade, alterações na fala e desequilíbrio. Foi descrita pela primeira vez em 1817 pelo médico James Parkinson.
Ambulatório de Neurologia
Dia: Todas as quintas-feiras
Horário: 7h ao meio-dia
Local: Edifício Régis Jucá (1º andar)- Rua André Dall’Olio, Papicu
Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF