HGF recebe primeira turma de residentes multiprofissionais em UTI e neurologia e neurocirurgia

3 de abril de 2017 - 17:45

Nesta segunda-feira, 3, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Ceará, promoveu no auditório principal da unidade, a solenidade de recepção das novas turmas de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva adulto e neonatal e neurologia e neurocirurgia. Ao todo, são 36 profissionais de saúde que farão parte do grupo de residentes do HGF até março de 2019.

“Aqui vocês irão fazer uma sinergia de conhecimentos, pois esse é um hospital que sempre foi focado na alta complexidade, isso vai capacitar vocês ainda mais no aprendizado”, explica o diretor geral do HGF, João Batista Silva.

A acolhida é um momento em que os novos residentes são apresentados a todos os serviços da unidade e aos respectivos responsáveis e chefias.Na cerimônia de boas-vindas aos novos residentes, o gestor destacou o conhecimento que o trabalho irá trazer para a vida dos profissionais.

O coordenador da comissão de residência multiprofissional e em área profissional da saúde (Coremu) do HGF, Roberto Rêgo, destacou que a unidade é reconhecida por promover o ensino e a pesquisa. “Nesse hospital, a cada dia está sendo estimulada a realização de mais cursos e mais residências. Isso é muito bom, pois vocês estão moldando o futuro, aproveitem e recebam este hospital como a casa de vocês”.

alt

No encontro estavam presentes não só residentes, mas também chefes dos serviços, representantes da Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa (SEAP) e todos aqueles envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da instituição. Para o médico intensivista Marcílio Adjafre, responsável pela UTI do HGF, a residência multiprofissional vem para fortalecer as categorias dentro dos CTIs.

“Essa é a primeira turma de residentes multi em terapia intensiva, isso vem para fortalecer todas as categorias para que possam trabalhar em conjunto. É uma residência de trabalho em que o objetivo é passar a maior parte do tempo com o paciente aprendendo no local, na beira do leito e temos um grupo excelente para dar todo esse apoio”, ressalta.

Os programas terão duração de dois anos e têm como objetivo principal capacitar profissionais da área da saúde, na busca da integralidade na atenção em saúde. A iniciativa pretende, por meio da integração de saberes e práticas, construir competências compartilhadas para atender as necessidades das linhas de cuidados, orientadas pelos princípios e diretrizes do SUS. Os residentes terão direito a uma bolsa de estudo do Ministério da Saúde no valor bruto de R$ 3.330,43 (três mil trezentos e trinta reais e quarenta e três centavos), férias anuais e refeição. Será necessário ter disponibilidade de 60 horas semanais para a dedicação às atividades da Residência.

Programa de pós-graduação

A Residência Multiprofissional e em área profissional da saúde é um programa de pós-graduação lato sensu (especialização), modalidade de treinamento em serviço, para profissionais da saúde, exceto o médico, com pleno gozo de direitos para exercício profissional em todo território brasileiro, regulamentada pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).

O primeiro programa de Residência Integrada Multiprofissional tendo o HGF como instituição executora da residência, foi implantado em 2013, através de parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), designada como Instituição formadora da Residência, responsável pela execução administrativa, financeira e pedagógica do programa. Em 2017, o HGF credenciou mais dois programas de residência multiprofissionais, o de terapia intensiva na área adulto e terapia intensiva na neonatologia.

 

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF