Funcionários do HGF e moradores do bairro doam sangue

24 de janeiro de 2017 - 19:03

O ato de doar sangue pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.  Por isso, a importância de tirar um tempinho na correria do dia-a-dia para ajudar a quem precisa. Pensando nisso, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) abre as portas novamente para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), ambos da rede pública do Governo do Estado, para mais uma campanha de doação de sangue.

Uma equipe do Hemoce está durante toda esta terça-feira, 24, fazendo a coleta de sangue, no estacionamento do HGF. A assistente social do Hemoce, Rita Guedes, ressalta a importância dessas parcerias que são feitas com o hemocentro.

“Essas ações são muito importantes para nós, pois somos o único banco de sangue público e atendemos todo o estado, então as campanhas feitas principalmente nas unidades de saúde, só tem a acrescentar pra gente, pois eles entendem como são as nossas demandas”.

alt

A coleta é aberta ao público e tem como objetivo incentivar funcionários, acompanhantes e visitantes a doarem sangue no hospital e ajudar a salvar vidas. Derek Silva, 32 anos, é um exemplo de solidariedade. O técnico de informática doou sangue pela primeira vez e se sensibilizou depois de sofrer um acidente. “Depois do meu acidente eu percebi a importância de doar sangue, pois eu precisei de transfusão, então vi que outras pessoas também podem passar pelo que passei. Só estava esperando a hora certa de doar, pois doar sangue é um ato de lealdade com o próximo”, falou.

alt

Quem também doou foi o estudante Marcos Oliveira de 22 anos. Ele mora em frente ao HGF e disse que sempre acompanha as movimentações de campanha. “Eu sempre acesso os sites do HGF e do Hemoce para saber de alguma campanha que as pessoas do bairro possam participar, então como vi que hoje tinha doação aqui, resolvi vir doar sangue”, fala.

O HGF é uma das 388 unidades de saúde que recebem bolsas de sangue do Hemoce, sendo o maior hospital público do Estado e o que mais realiza transfusão de sangue, uma média de mil transfusões mensais. A campanha, faz parte do programa de captação do hospital, com a finalidade de reforçar o estoque do Hemoce, que precisa no mínimo de 250 doações diárias. Na campanha desta terça-feira, 24, o HGF conseguiu arrecadar 40 bolsas de sangue de 58 doadores.

Para doar sangue é necessário:
– Estar saudável e bem alimentado
– Pesar mais de 50 kg
– Ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade só podem doar com o consentimento do responsável legal).

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF