III Workshop de Farmácia tem início no HGF

19 de janeiro de 2017 - 18:11

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Estado, iniciou nesta quinta-feira (19), o III Workshop em Farmácia Hospitalar do HGF. O evento promovido pelo setor de farmácia acontece até esta sexta-feira (20), no auditório principal da unidade, com discussões focadas no acesso à informação de forma didática e com a participação ativa de profissionais e acadêmicos, com prática voltada para o paciente.

Na programação do encontro, o primeiro dia foi dedicado a palestras. Entre as principais, estavam “Gestão participativa em governança em saúde”, com João Batista Silva, diretor geral do HGF, “Contribuições e desafios no processo ensino aprendizagem na farmácia hospitalar”, com a farmacêutica Patrícia Quirino e “Judicialização na assistência farmacêutica” com Marcello Soares, farmacêutico e chefe do setor de farmácia da unidade.

alt

O diretor geral do HGF, João Batista Silva, destaca que esta é uma oportunidade do profissional buscar novos conhecimentos. “A presença de um farmacêutico em uma unidade hospitalar é de grande valor, pois é um profissional que entende de muita coisa, domina o processo de medicamento”, conta.

Já a farmacêutica e organizadora do evento, Patrícia Quirino, ressalta o destaque que a atividade tem ao longo dos anos. “O workshop vem reunindo cada vez mais participantes e isso é muito gratificante para os profissionais de farmácia, pois só destaca a importância do nosso trabalho, além da busca por novos conhecimentos”, explica.

alt

Keine Castro é residente de farmácia no Hospital das Clínicas, mas está cumprindo parte do rodízio da residência no HGF. Para ela, a experiência está sendo única, pois não esperava chegar aqui na unidade e ter logo um evento da sua especialidade. “O evento é muito bem organizado, está trazendo muitas novidades no ramo de farmácia hospitalar, atualizações, palestrantes qualificados, então eu acho que só tem a contribuir para alinhar as condutas de farmácia hospitalar”, afirma.

alt

Quem também participou do workshop foi a farmacêutica Talita Pimentel. Ela, que vem acompanhando desde a primeira edição, conta que este ano teve um gostinho a mais. “Dessa vez eu vou moderar uma mesa, né. Então, eu espero que os profissionais interajam mais, que eles se envolvam, pois muitos farmacêuticos ficam só na sua unidade e será uma oportunidade para que outras especialidades conheçam mais o nosso trabalho. Queremos mudar essa visão de que não participamos ativamente do cuidado com o paciente, vamos levar a assistência farmacêutica para o conhecimento dos profissionais”, ressalta.

 

Serviço:

III Workshop em Farmácia Hospitalar do HGF

Local: Hospital Geral de Fortaleza (auditório principal) – Rua Ávila Goulart, 900, Papicu, Fortaleza, Ceará.

Data: 19 e 20 de janeiro de 2017.

Horário: 8 horas.

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF