Banco de Olhos do HGF completa 10 anos
9 de dezembro de 2016 - 20:27
O Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Estado, comemora 10 anos de funcionamento. Em reconhecimento à importância da doação e para agradecer o gesto de solidariedade às famílias dos doadores, foi realizado nesta sexta-feira, 9, no auditório principal da unidade, um encontro especial que também antecipou a celebração do Dia Mundial do Doador de Córneas, comemorado em 13 de dezembro.
O diretor geral do HGF, João Batista Silva, ressaltou a importância da doação de órgãos e tecidos e sobre o Ceará ser referência em ações pinoeiras. “Essa é uma conquista muito importante para as pessoas que foram beneficiadas e para as que participaram com esse ato de humanidade de fazer a doação. Esse não é um trabalho feito só por uma pessoa, ele é feito por muitas mãos competentes, responsáveis e apaixonadas pelo que fazem. Além disso, vale destacar que o Ceará sempre esta à frente em muitas coisas na área da saúde como o primeiro programa de saúde da família, agentes comunitários e outros”, destacou.
Representando a Secretaria da Saúde do Estado, a coordenadora da Central de Transplantes da Sesa, Eliana Barbosa, enfatizou as conquistas do Ceará em transplantes de órgãos e tecidos. “Esse é um momento de muita importância para o Banco de Olhos do HGF e para o Estado, pois além da comemoração de 10 anos do banco, nós também comemoramos a nossa conquista de conseguir zerar a fila de espera por um transplante de córnea”, declarou.
Doação de córneas
Entre os presentes na comemoração estava a aposentada Maria Alves da Silva, 75, que é do distrito de Outeiro, em Aracati, e tem glaucoma há três anos. Dona Maria vem realizando seu tratamento no HGF há pouco mais de um ano e conta que desde o transplante, sua rotina mudou. “Eu comecei a perceber que minha visão estava ruim, só que foi muito rápido, de repente. Eu não conseguia mais fazer as coisas em casa. Fiz primeiro a cirurgia do olho esquerdo há um tempo em outro local e há seis meses, a do olho direito aqui no HGF”, explica.
De acordo com a filha da dona Maria, Claudenísia Alves da Silva, 42, o transplante mudou para melhora a rotina dela e da família. “Ela é outra pessoa depois desse transplante, pois ela não enxergava mais nada e eu estava fazendo tudo por ela, dando banho, arrumando a casa. Eu estou muito agradecida por isso”.
Para a auxiliar de cozinha, Cristiane da Silva Lima, 42, o sentimento de gratidão é o mesmo. Ela perdeu a mãe há seis meses em decorrência de um AVC e não pensou duas vezes sobre a doação das córneas. “A minha mãe era muito solidária e quando aconteceu isso, eu e minha irmã decidimos doar os órgãos dela. Infelizmente, os únicos bons eram as córneas. Mas mesmo assim, deu para a gente fazer de coração aberto, pois era o que ela faria”, declara com emoção.
Banco de Olhos
O Banco de Olhos do HGF funciona de acordo com normas do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, garantindo os padrões técnicos e de qualidade que a complexidade dos procedimentos requer. De 2006 até dezembro de 2016, foram realizados 6.194 transplantes de córneas e 4.760 doações no Hospital Geral de Fortaleza. Somente este ano, até a quinta-feira, 8, o Banco de Olhos do HGF fez 543 transplantes de córnea e recebeu 491 doações. Destas, 75 foram no próprio hospital.
Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF