Especialistas alertam para prevenção e o tratamento de lesões decorrentes da internação

17 de novembro de 2016 - 20:39

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Estado, realizou nesta quinta-feira (17) uma ação em virtude do Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, cuja data é hoje. A atividade, promovida pelo serviço de estomaterapia, teve como objetivo dar informações sobre os tipos de lesões de pele decorrentes do internamento, tipos de escaras (também conhecidas por lesão por pressão) e dispositivos adequados para tratamento. A promoção desta quinta-feira busca conscientizar pacientes e acompanhantes sobre as feridas decorrentes de internações.

alt

Durante os atendimentos ambulatoriais de internações, são realizados cursos e passadas orientações, como destaca a coordenadora da estomaterapia do HGF, Cláudia Carneiro. “A atividade que fizemos hoje é de conscientização, orientação e atualizações relacionadas à prevenção de lesões por pressão dos pacientes internados, o que é bom, pois vai gerar uma mudança de comportamento nos profissionais e, assim, passamos a ter uma assistência de enfermagem diferenciada”, ressaltou a estomaterapeuta.

alt

A lesão por pressão é um dano localizado na pele, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico. A lesão pode se apresentar em pele íntegra ou como úlcera aberta, podendo ser dolorosa. Também é considerada um evento adverso, pois é decorrente do tempo de permanência que o paciente fica em determinada posição, causando danos na pele.

Atendimento ambulatório

Os pacientes que são tratados de estomaterapia no ambulatório do HGF, são pacientes que tiveram alta e podem ser acompanhados de casa. O serviço funciona nos dias de segunda, quarta e quinta-feira, das 13h às 17h, e às terças-feiras no ambulatório da uroginecologia, também das 13h às 17h, no 1º andar do edifício Régis Jucá.

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
Twitter: @Hospital_HGF