HGF promove Semana do Livro e da Biblioteca
7 de novembro de 2016 - 20:12
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Estado, promove nos dias 10 e 11 de novembro, às 8 horas, a Semana do Livro e da Biblioteca do HGF. Neste ano, o evento tem como tema “Biblioteca da Saúde: Integração de conhecimento, tecnologia e gestão para inovação”, e tem como objetivo estimular a construção do conhecimento, divulgar o papel da leitura como instrumento de democratização, bem como promover a informação e o acesso a diversas fontes de conhecimento e difundir a cultura.
Para a coordenadora da biblioteca do HGF e organizadora do evento, Silvia Oliveira, a ação visa conscientizar sobre a essência das bibliotecas nas unidades de saúde. “Esse evento será muito importante para mostrar o porquê das bibliotecas dentro das unidades hospitalares, pois algumas pessoas não têm o conhecimento que dentro de unidade hospitalar existe uma biblioteca, e como o HGF é um hospital residência é necessário ter uma biblioteca para dar suporte aos alunos para as pesquisas e os estudos”.
A programação acontece na biblioteca e no auditório da unidade, com palestras, mesa-redonda, oficina, cursos, workshops e exposições, além do relançamento do livro “Governança em Saúde: O essencial para envolver e desenvolver equipes de alta performance”, do diretor geral do HGF, João Batista Silva. Os interessados em participar do evento podem se inscrever através do site do hospital.
Serviço:
Semana do Livro e da Biblioteca do HGF
Local: Biblioteca e auditórios da Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa (Seap)
Data: 10 e 11 de novembro de 2016
Horário: 8h
Mais informações: SEAP 3101.7076
PROGRAMAÇÃO SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA DO HGF
● 10/11/2016 | QUINTA-FEIRA
8h – Credenciamento
8h30min – Solenidade de abertura
9h – Momento artístico cultural com a Camerata da UNIFOR
9h20min – Conferência Magna | Biblioteca da Saúde: integração de conhecimento, tecnologia e gestão para a inovação.
Conferencista: Francisco Jonatan Soares, diretor da Rede de Bibliotecas da UFC
10h – Palestra | Governança em Saúde: como envolver e desenvolver equipes de alta performance.
Palestrante: João Batista Silva, diretor geral do Hospital Geral de Fortaleza
10h40min – Coffee break
11h – Relançamento de livro “Governança em Saúde: como envolver e desenvolver equipes de alta performance” de João Batista Silva, diretor geral do Hospital Geral de Fortaleza.
14h – Palestra | Biblioteca especializadas em Saúde: os benefícios da interdisciplinariedade na gestão da informação-técnicocientífica
Palestrante: Mirian Cristina Lima, bibliotecária da UNIFOR
14h40min – Palestra | Biblioteca hospitalar: realidade, tendências e desafios
Palestrante: Andrezza Abraham Ohana de Souza, bibliotecária do Hospital Universitário Walter Cantídio
15h20min – Coffee break
15h40min – Palestra | Pesquisa clínico-qualitiva
Palestrante: Hilda Coutinho de Oliveira, professora adjunta do curso de Psicólogia da UFC
● 11/11/2016 | SEXTA-FEIRA
8h30min – Minicurso | Fotografia documental em Saúde
Facilitadora: Maria do Carmo Aires Ribeiro, coordenadora do BiblioSUS- Sesa/MS
9h30min – Minicurso | Acesso à base de dados para iniciantes
Facilitadora: Maria Claudete Silva Barros, bibliotecária da Secretária da Saúde do Estado do Ceará
Local: Auditório Antero Ferreira Barros
10h30min – Oficina | Pintura Digital
Facilitador: Marcos Boriero, designer gráfico da Assessoria de Comunicação do HGF
Local: Sala Ruth
11h30min – Solenidade de encerramento.
Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF