Curso do protocolo de atenção ao AVC é realizado no HGF
2 de novembro de 2016 - 14:07
Na manhã desta quarta-feira, 2, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Estado, realizou no auditório principal da unidade, o curso do Protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar ao paciente vítima do AVC do SAMU, para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Fortaleza.
Tendo em vista que somente 21% dos pacientes chegam a tempo de receber o tratamento trombolítico nas emergências e apenas 10% das vítimas de AVC são conduzidas pelo SAMU, o protocolo tem o objetivo de padronizar a intervenção e a regulação dos casos de AVC, bem como o relatório de atendimento específico do agravo.
Durante o curso, o neurologista e presidente do Comitê Estadual de Atenção ao AVC, João José Carvalho, explanou juntamente com os profissionais, sobre as causas do AVC, como idenficar e tratar. De acordo com o especialista, quanto mais rápido o paciente for socorrido de forma adequada, maior a possibilidade de recuperação. “No AVC, o atendimento rápido e adequado evita que o cérebro sofra maiores danos e representa toda a diferença entre viver ou morrer”, explica.
Atendimento de AVC no HGF
Chegam à emergência do Hospital Geral de Fortaleza, por mês, cerca de 240 pessoas vítimas de AVC. Por ano, uma média de 1.900 dão entrada pela emergência e uma média de 800 pacientes ficam internados na unidade de AVC. Cerca de 35 trombólises são realizadas por mês, na unidade que foi a primeira do Ceará a oferecer, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento a partir do trombolítico, um medicamento que dissolve os coágulos no cérebro e diminui em quase 50% as possíveis sequelas da doença, além de reduzir cerca de 30% a mortalidade.
No Ceará, o número de óbitos por AVC foi de 4.598 em 2013, de 4.424 em 2014 e de 4.716 no ano passado. A cada 30 minutos alguém sofre um AVC no Estado e diariamente são feitas 11 internações de pacientes com AVC. Na rede pública estadual, três hospitais fazem atendimento especializado em AVC: Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Hospital Waldemar Alcântara, na capital, e o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte.
O Dia Mundial do AVC (World Stroke Day, em inglês) é comemorado anualmente em 29 de outubro. A data tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil. Em 2016, o tema do Dia Mundial do AVC é “Encare os fatos: o AVC é tratável”. No Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado e o Comitê Estadual de Atenção ao AVC programaram uma semana de atividades para marcar a data.
Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF