HGF promove manhã de conscientização sobre o câncer de mama
25 de outubro de 2016 - 18:20
O auditório principal do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Estado, ficou completamente rosa na manhã desta terça-feira, 25. Médicos, enfermeiros e convidados se reuniram em uma manhã de atividades em alusão ao Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O alerta sobre os riscos do câncer de mama ficou por conta da coordenadora do Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Mulher Mastectomizada (Gepam), vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ana Fátima Carvalho.
“O objetivo não é amedrontar ninguém sobre o câncer de mama, e sim fazer com que as mulheres mastectomizadas sejam agentes multiplicadoras dessas ações”, explica a coordenadora.
Em seguida, o diretor geral do HGF, João Batista Silva, falou sobre a importância desta iniciativa. “Essa iniciativa do Outubro Rosa nos dar uma reflexão muito bacana, pois antigamente o mais comum era encontrar a doença em estágio avançado e hoje, esta realidade está completamente diferente. Mulheres, estimulem-se, para poder salvar mais vidas”, disse o gestor.
Ainda falando sobre prevenção, o mastologista e chefe do ambulatório de mastologia, Antônio Nasser Aguiar, alertou que ainda a melhor forma de prevenir o câncer de mama é a detecção precoce. “A melhor forma de você tratar essa doença é fazendo a detecção precoce. Ainda bem que essa realidade tem mudado”, ressaltou.
A ação ainda contou com a participação do grupo de dança do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde da Mulher (Nupesm) da Fanor, além de representantes do Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), e gestores do hospital.
Ao final do evento, foi anunciada a retomada do grupo Renascer, que atuava na unidade com mulheres que tiveram câncer de mama ou que foram mastectomizadas. Foi prestada ainda uma homenagem à médica obstétrica e mastologista fundadora do grupo de apoio às mulheres com câncer Associação de Motivação e Apoio e Renovação (Amar), Ilna Escóssia, que faleceu no início deste ano em decorrência de um câncer de mama. Quem recebeu a homenagem foi sua filha, Virgínia Escóssia, que agradeceu pela iniciativa e ressaltou que a mãe lutou até o fim por essa causa.
Ambulatório de Mastologia
O Ambulatório de mastologia do HGF foi criado em 2004 com a proposta de ter um serviço moderno e resolutivo. Com atendimento ambulatorial oito vezes por semana, o setor tem uma média de 598 consultas por mês e realiza de 4 a 6 cirurgias de grande porte por semana. Neste ano, de janeiro a setembro, foram realizados 5.387 atendimentos no setor. No mesmo período, a oferta de exames de mamografia chega a 3.200, o que representa uma média mensal de 355 exames, além de contar com a disponibilização de 5 leitos.
Informações:
Serviço de Mastologia do HGF – 3101.3257
Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF