Hospital Geral de Fortaleza atende crianças com catarata congênita
7 de outubro de 2016 - 21:47
A catarata congênita é uma doença ou uma lesão ocular que deixa opaco o cristalino do olho e ocupa todo o eixo visual, diminuindo a transparência. Apesar de na maior parte das vezes atingir os idosos, a catarata é uma das principais causas cegueira na infância, como apontam relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por ser uma causa comprovada de cegueira infantil é necessário um diagnóstico precoce e o tratamento cirúrgico imediato da doença, subespecialidade tratada no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Estado, e entre os pacientes que são atendidos está a pequena Anne Vitória, de apenas 3 meses.
Recém-nascida, com um mês de vida, ela foi diagnosticada com catarata congênita e a mãe, Ana Paula de Oliveira, conta que veio até Fortaleza para poder realizar o tratamento: “No nascimento, a minha filha teve uma complicação respiratória e teve que ser transferida para o hospital Albert Sabin. Chegando lá, a pediatra fez um monte de exames nela até que, com o teste do olhinho, descobriu que ela estava com essa doença”.
De imediato, o impacto da mãe com o diagnóstico da filha foi muito grande. Depois de tratada da complicação respiratória, Anne Vitória logo foi transferida para o HGF, para dar início ao tratamento de catarata.
A oftalmologista que é especialista em cirurgia de catarata de alta-complexidade em crianças, Islane Verçosa, explica que, em casos como esse, o ideal é realmente fazer a identificação da doença cedo: “O teste do olhinho tem que ser feito logo nas primeiras semanas de nascimento do bebê, pois a lesão ocupa todo o eixo visual e o ideal é que se opere entre a 9ª e a 12ª semana de vida, para que se possa ter oportunidade de estabelecer a função da visão, porque 80% das informações que chegam ao cérebro vêm através da visão”.
Anne Vitória se operou no último dia 15 de setembro e já está em casa se recuperando, como comemora a mãe: “Quando ela se operou, eu fiquei preocupada e com o coração aflito, porque ela é muito pequena. Apesar da preocupação, no dia seguinte nós já recebemos alta, iniciando o processo de recuperação fora do hospital, o que está acontecendo muito bem”, explica a mãe com a felicidade de ver um recomeço na breve vida da pequena Anne Vitória.
Atendimento HGF
O Ambulatório de oftalmologia, que trata dos casos de catarata no HGF, além de outras especialidades como ceratocone, retinoplastia diabética, glaucoma, toxoplasmose ocular e sífilis congênita, atende em média 380 pacientes mensalmente durante as manhãs de quinta-feira. Do início de 2016 até setembro, o setor já atendeu mais de 3.500 pacientes. Semanalmente, são registrados aproximadamente 3 casos de catarata congênita infantil.
Serviço:
Ambulatório de oftalmologia do HGF
Contado: (85) 3101-3260
Funcionamento: De segunda à terça-feira, das 7 às 12 horas e de quarta à sexta-feira, das 7 às 12 horas e de 13 às 17 horas.
Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF