Alimentação saudável ajuda na prevenção de doenças crônicas

31 de agosto de 2016 - 22:19

A má alimentação pode causar doenças crônicas como obesidade, hipertensão, problemas  cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer. De acordo com Angela Lima, nutricionista do Hospital Geral de Fortaleza, da rede pública do Governo do Estado, o consumo de alimentos calóricos e pobres em vitaminas, sais minerais e fibras afetam a qualidade de vida, especialmente das crianças, quando se alimentam mais de doces e produtos com altos aditivos químicos. “Antes de tudo a pessoa tem que aceitar que está precisando de ajuda e tem que querer mudar, com isso temos muitos caminhos a seguir. Já com as crianças, os pais tem que fazer uma participação melhor, na vida alimentar. Precisam procurar a orientação de um profissional adequado para ajudar nessa caminhada, pensado sempre no bem maior que é o seu organismo”, ressalta.

alt

A pequena Monalisa Carvalho de Freitas, de 3 anos, está internada no setor de pediatria do HGF desde a última sexta-feira, 26, por conta de dores estomacais. A mãe, Eurídice Vieira de Carvalho, conta que a filha desde o início teve uma alimentação difícil: “eu não consegui amamentar, pois o leite ‘empedrou’, então ela já entrou nos suplementos. Quando eu tento dar outro tipo de alimento, ela tem reação e passa mal, acho que o que ajudou na condição atual dela foi o fato de ela só querer suplementos”.

A nutricionista Lúcia Moreno que está acompanhando o caso, explica que Monalisa chegou à unidade com um peso muito baixo e com a mãe muito preocupada, porque a filha não conseguia comer: “a mãe chegou aqui ansiosa demais, então querendo ou não, isso passa para a criança. O nosso trabalho vai além de orientar a alimentação, nós aconselhamos as mães, traquilizamos, para ela poder se sentir confortável e assim começarmos o nosso trabalho”.

 

alt

No HGF, o serviço de nutrição funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 7 às 19 horas. Cerca de 37 nutricionistas fazem o trabalho de acompanhamento dos pacientes internados na unidade e seguem dois ciclos de atendimento: via oral e via enteral (alimentação por sonda) e parenteral (alimentação pela veia). Diariamente é feito um trabalho de atendimento direto ao paciente, leito à leito, feito a avaliação nutricional, a supervisão do número de refeições que serão servidas e a preparação dos alimentos.

Serviço:
Hospital Geral de Fortaleza
Nutrição: 3101-3226
Nutrição enteral e parenteral (CMTN): 3101-3264

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Twitter: @Hospital_HGF