Profissionais participam de curso de capacitação em AVC

22 de agosto de 2016 - 21:42

O Hospital Geral de Fortaleza, da rede pública do Governo do Estado, realizou na tarde desta segunda-feira, 22, o encerramento do II Curso de Capacitação em Unidade de AVC. O curso que teve duração de três meses, com carga horária de 60 horas/aula, foi realizado nos auditórios do HGF, através do Núcleo de Acidente Vascular Cerebral (AVC), para atualizar e capacitar profissionais da saúde e residentes multiprofissionais, sobre a importância do diagnóstico mais cedo da doença e a realização do tratamento correto.

Na programação de encerrramento, houve palestra com a enfermeira e presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Secção-CE (ABEn-CE), Eucléa Gomes Vale, que debateu sobre os Aspectos Éticos e Legais em Saúde. “A ética tem uma importância fundamental para todos os profissionais. Ela vem para evitar maleficência, para que todo o serviço prestado pela saúde seja de qualidade, para que a volta do paciente para sociedade seja com melhor condição de saúde e de vida”, explica a palestrante.

banner curso avc hgf 02

Ainda durante o encerramento, a gerente de enfermagem do HGF, Valéria Viana, agradeceu e parabenizou a toda a equipe de enfermagem pela capacitação pelo qual passaram. “Isso tudo que aconteceu aqui só vem a acrescentar para o nosso dia-a-dia. Temos que ser éticos e sempre estar se qualificando, para poder não causar dano ao paciente”, falou a gerente.

No HGF, cerca de 1.900 pacientes dão entrada por ano na emergência com AVC agudo e desses, 800 ficam internados na Unidade de AVC do hospital. Apesar disso, o número de mortes por AVC vem diminuindo nos últimos anos, de 2009 a 2013, houve uma redução de 14,5% na mortalidade pela doença.

banner curso avc hgf 03

Fatores de risco
Os fatores de risco para o AVC são, por ordem de importância, pressão alta, fumo, obesidade, dieta inadequada, sedentarismo, colesterol elevado, diabetes, uso abusivo de bebida alcoólica, estresse crônico, depressão e doenças cardíacas, sobretudo a fibrilação atrial. A principal característica do AVC é a manifestação súbita dos seguintes sintomas: perda da força ou da sensibilidade em um dos lados do corpo, dificuldade para falar ou compreender, perda visual, particularmente se for só de um olho, tontura, vertigem ou dificuldade no equilíbrio, dor de cabeça sem causa aparente.

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF