João Batista formará equipe de gestão para planejar prioridades do HGF
10 de maio de 2016 - 12:48
Fotos: Assessoria de Comunicação do HGF
“Vamos formar uma equipe de gestão para trabalhar em um planejamento estratégico com a finalidade de verificar as prioridades do hospital, sempre lembrando que no centro das nossas atenções estão os pacientes”, foi o que afirmou o novo diretor geral do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), João Batista Silva, na última segunda-feira, 9, durante reunião que fez dentro do hospital. Foi a primeira reunião após assumir a responsabilidade da gestão do maior hospital da rede pública do Governo do Estado, com 563 leitos. Especialista em gestão hospitalar e membro do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde, João Batista foi anunciado pelo Secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, na última quarta-feira, 4, para conduzir o HGF a melhores resultados para a saúde da população.
Acompanhado do ex-diretor do HGF, Romero Esmeraldo, do superintendente da rede de unidades da Secretaria da Saúde, Pedro Leão, do coordenador do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), Elves de Almeida, e da ex-diretora técnica, Eliene Romero, João Batista andou por diferentes ambientes e setores do hospital e conversou com profissionais e pacientes sobre as ações que pretende adotar na nova gestão. “Em um primeiro momento, vamos fazer um levantamento aprofundado da realidade do hospital para poder enxergar as possibilidades de melhorias do HGF”, disse.
Nova gestão
João Batista chega ao HGF depois de dirigir o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e o Hospital Waldemar Alcântara, que são da rede pública do Governo do Estado. Foi ainda diretor do Hospital Frotinha da Parangaba, da rede pública da Prefeitura de Fortaleza, função que desempenhava quando convidado para dirigir o HGF, o maior hospital público da rede estadual de assistência. João Batista foi também diretor do Hospital Regional da Unimed, entre 2010 e 2014.
João Batista Silva tem graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1988) e mestrado em Obstetrícia e Ginecologia pela Universidade de São Paulo (1994). Com especialização em Gestão Hospitalar, Sistemas de Saúde e Acreditação Hospitalar pela UFC, desenvolve consultoria e pesquisa na área de gestão de serviços de saúde. Na área clínica tem atuação relacionada às doenças sexualmente transmissíveis, HPV, prevenção do câncer e, ainda, à medicina do trabalho. Atualmente é professor-assistente da UFC.
O HGF
Com 563 leitos, entre eletivos, emergência, obstetrícia e unidades de terapia intensiva adulto e neonatal, o HGF é referência em procedimentos de alta complexidade. Realiza transplantes, neurocirurgias e presta assistência em Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outras patologias neurológicas, ortopedia, obstetrícia de alto risco, oftalmologia, tratamentos clínicos especializados. Integra a rede de Hospitais Sentinelas, Hospital Amigo da Criança, Rede Cegonha e Programa SOS Emergência, do Ministério da Saúde.
O HGF é referência em 63 especialidades e subespecialidades. O hospital mantém o único banco público de olhos do Estado, fazendo a captação, preservação e distribuição de córneas para os 15 centros transplantadores de todo o Ceará. Além de realizar transplantes de córneas, faz transplantes de fígado, pâncreas e rim. O Hospital Geral é também um dos maiores centros de treinamento do País, certificado por portaria interministerial dos Ministérios da Saúde e da Educação como hospital de ensino, atuando na formação de médicos em 26 especialidades.
Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais/Thiago Vidal
(85) 3101.7086 / 98756.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF