HGF forma mais 94 médicos em 23 especialidades
24 de fevereiro de 2016 - 18:47
Foto: Assessoria de Comunicação do HGF
Referência em assistência hospitalar de alta complexidade, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Estado, é um dos principais centros de formação médica das regiões Norte e Nordeste. Na última terça-feira, 23, o HGF realizou a cerimônia de conclusão da residência de mais 94 médicos em 23 diferentes especialidades. Segundo a coordenadora da residência médica do HGF, Aglais Gonçalves da Silva Leite, o hospital possui atualmente 231 residentes matriculados em 26 programas de residência médica, entre eles o de cirurgia digestiva, que é a mais nova especialidade a ser ofertada no hospital. Destaque também para os programas de transplante renal e de neurocirurgia, que são especialidades mais complexas e demandam mais tempo de formação.
“O HGF destaca-se na área do ensino por prover o maior número de especialistas dentro das necessidades regionais do Sistema único de Saúde (SUS), visando à construção de uma saúde segura e melhor para todos. O HGF tem ainda o diferencial de ser o hospital que oferece maior diversidade de especialistas. Vale ressaltar que o crescimento da qualidade desses programas nos enche de orgulho, sobretudo pela credibilidade e reconhecimento alcançados. O HGF consolida-se ano a ano como o maior centro formador de profissionais com alto grau de qualificação, o que representa êxito não apenas do hospital, mas de todo o Estado”, afirma a coordenadora.
Participaram da solenidade de conclusão dos programas de residência médica do HGF a secretária executiva da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), Lilian Amorim, a coordenadora geral da Residência Médica da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP), Silvia de Melo Cunha, o presidente da Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa do HGF (SEAP), José Artur Costa D’Almeida, o diretor médico do HGF, Sérgio Pessoa, além dos formandos, parentes e médicos preceptores.
O orador do grupo de novos especialistas, Victor Hugo Lauro Soares, fez um discurso de agradecimento, destacando a importância do aprendizado adquirido no hospital para as suas carreiras. “Hoje o sentimento é de gratidão. Gratidão a Deus, aos pacientes, aos nossos preceptores e ao HGF pela nossa formação. O HGF é o hospital onde vivenciamos a realidade da nossa população. População essa que encontra no HGF muitas vezes a única chance de lutar pela sua saúde”, declarou.
Dirigindo-se aos novos especialistas, o diretor médico do HGF enfatizou a importância da humanização na assistência ao paciente. “No HGF vocês adquiriram conhecimento e embasamento para desempenhar sua missão. Mas, aprenderam também a acolher. O HGF é o último refúgio do cearense mais carente. Aquele que bate à porta do HGF precisa de carinho, de ser bem cuidado. E na medicina o cuidar é muito mais importante que o tratar. E, às vezes, é muito mais significativo e possível que curar”, disse.
Residência
A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação/especialização, destinada a médicos. Funciona em instituições de saúde sob a orientação de médicos mais experientes, os preceptores. O programa de residência, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista e amplia o conhecimento da sala de aula com a prática dos hospitais.
O HGF é um dos maiores centros de treinamento do País, certificado por portaria interministerial dos Ministérios da Saúde e da Educação como hospital de ensino, atuando na formação de médicos em 26 especialidades: anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia digestiva, cirurgia plástica, cirurgia vascular, clínica médica, endocrinologia, endoscopia, gastroenterologia, hematologia, mastologia, medicina intensiva, nefrologia, neurologia, obstetrícia e ginecologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, neonatologia, neurocirurgia, reumatologia pediátrica, radiologia, reumatologia, urologia e transplante renal.
Como hospital de ensino, o HGF também está inserido na Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde – REBRATS, na Rede Nacional de Pesquisas Clínicas – RNPC e na Rede Universitária de Telemedicina – RUTE.
Assessoria de Imprensa do HGF
Bárbara Holanda/ Thiago Vidal
(85) 3101.7086
Twitter: @Hospital_HGF