HGF inicia atividades em alusão ao Dia Mundial do Diabetes

9 de novembro de 2015 - 19:58

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Estado, inicia nesta terça-feira, 10, uma série de ações educativas sobre prevenção, diagnóstico precoce e controle do diabetes. As atividades são em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro. A expectativa é atender cerca de 100 pessoas, entre pacientes do ambulatório e servidores do hospital.

A programação iniciará às 9h30, com palestra e sessão interativa para pacientes diabéticos tipo 1 que já são acompanhados no ambulatório do hospital. Também serão realizados exames de dosagem de hemoglobina glicada, importante aliado no controle da doença que mostra a concentração média de glicose no sangue de uma pessoa durante um longo período.

Na próxima segunda-feira, 16, a partir das 7h30, haverá palestras e exames para pacientes do ambulatório com diabetes tipo 2. No dia 17, das 7h30 às 14h, acontecerá o atendimento em regime de mutirão aos servidores do hospital com aplicação de questionário de risco (Findrisk) e exames de glicemia capilar, além de orientação sobre a doença. Para encerrar as atividades, será realizada no dia 18, no ambulatório de oftalmologia, a campanha “De olho no olho do diabético”, das 7h30 às 12h, para avaliar casos suspeitos de retinopatia diabética e aplicação da terapia de fotocoagulação à laser quando houver necessidade.

A programação do Dia Mundial do Diabetes é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional Ceará, com a coordenação da endocrinologista Tânia Bulcão, médica do HGF. “A ideia da campanha é chamar a atenção para o grave problema de saúde que é o diabetes. Neste ano, vamos promover ações que incentivam a prevenção e o controle mais eficaz da doença e suas complicações, focando nos pacientes em atendimento no HGF”, explica Tânia. De acordo com ela, o HGF atende mensalmente cerca de 250 pacientes em tratamento contra o diabetes.

Sobre o diabetes

De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), em todo o mundo, mais de 400 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, já são cerca de 14 milhões de pessoas com diabetes e surgem 500 novos casos por dia. No Ceará, a estimativa é de que existam 380 mil pessoas portadoras de diabetes. Cerca de 56% da população diabética não sabe que tem a doença e 40% dos diabéticos não conseguem realizar o controle adequado da enfermidade.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo. A data tornou-se oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de 2007. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

Serviço:

Programação Dia Mundial do Diabetes no HGF

Dia 10/11
Atividades educativas com palestras e sessão interativa para pacientes diabéticos tipo 1
Horário: 9h30
Local: Mini-auditório do HGF (Sessões de Endocrinologia)

Dia 16/11
Palestra educativa para pacientes do HGF com diabetes tipo 2
Horário: 7h30 às 11h
Local: Sala de reunião da SVI (1º andar)

Dia 17/11
Mutirão de atendimento para servidores
Horário: 7h30 às 14h
Local: Hall do HGF

Dia 18/11
Campanha “De olho no olho do diabético”
Horário: 7h30 às 12h
Local: Ambulatório de Oftalmologia 

Assessoria de Imprensa do HGF
Bárbara Holanda/ Thiago Vidal
(85) 3101.7086
Twitter: @Hospital_HGF